Páginas

terça-feira, maio 13, 2008

Gradação de Moldes

Gradação é o aumento ou a redução do tamanho da modelagem piloto. A grade de tamanhos, P, M, e G ou 36, 38, 40, 42, 44, 46, 48... têm como ponto de partida o entendimento do conteúdo das partes que compõe cada molde.

Uma T-shirt, contém 3 moldes, que são: o da frente, o das costas e o da manga. Nos moldes frente e costas a vertical é composta por 3 partes, o decote, o ombro e a cava. A horizontal é composta por 2 partes, a cava e o comprimento lateral. 

Saia




1- Definir as partes verticais: n.º 1 e 2 ,que separadas são três partes,centro costas,entrepence e lateral.

2- Definir as partes horizontais: n.º 3 ,que separadas são duas partes, quadril e comprimento.

3- Na proporção horizontal, de acordo com a tabela do método MIB, a medida do quadril aumenta ou diminui 4 cm, que divididos por 4 resulta em 1 cm para cada quarta parte do molde. 


















4- Afastar 0,5 cm nos pontos 1, 2 e 3, dessa forma a largura fica com mais 1 cm e o comprimento com mais 0,5 cm. 











 




5- Alinhar os papeis referentes a cada tamanho. Representar com movimentos os devidos afastamentos da fig. 2 ,cor rosa tam.G , cor lilás tam M.

6- Afastar para cada tamanho 1 cm no centro costas e 0,5 cm na bainha. Alfinetar o molde piloto e cortar as 3 laterais juntas. 
















7- Centralizar o molde piloto, afastar 0,5 cm para cada tamanho no centro costas, na lateral e na bainha. Cortar a linha da cintura e marcar a pence.


















  
Proporção da grade







 
Grade