Páginas

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

Museu de Arte Moderna - RJ

A professora Sonia Duarte, A chanceler da Castelo Branco Vera  Gissoni e o reitor da UVA
 Lançamento do Book Novos Talentos foi sucesso no MAM 

A professora Sonia Duarte, a Chanceler da Castelo Branco, Vera Gissoni e o reitor da UVA, Mário Veiga de Almeida
No ano de seu centenário, o paisagista brasileiro Burle Marx serviu de inspiração para as criações do Book Novos Talentos – Design de Moda, lançado no último dia 27 de outubro, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Com 50 páginas, a publicação reúne looks desenvolvidos por 13 designers formados pelo Curso de Graduação de Design de Moda, mostrando a criatividade e o profissionalismo desses jovens talentos.



Cada profissional desenvolveu um visual tendo como ponto de partida as tonalidades e as figuras sinuosas características de Burle Marx. Roberta Niebus, por exemplo, criou peças de moda-praia com babados e drapeados, tendo como modelo a Miss Brasil 2007, Natália Guimarães. Roberta reservou seu espaço no concorrido mercado fashion, pois já atuou como assistente de figurino da TV Globo e, agora, é produtora de moda. “Participar do book foi uma grande oportunidade de mostrar meu trabalho. Recebi alguns convites para projetos em produção de moda, o que demonstra a boa repercussão”, comentou.
A formanda Fernanda Vieira revelou que esse trabalho representou um grande crescimento em sua carreira. “É um mérito, o Book teve a minha assinatura, isso é mais importante”, destacou. Julia Cogliatti também divide a mesma opinião e garantiu que é uma abertura para a carreira. Julia desenvolveu peças românticas em tons pasteis e com muitas flores. Recém-formada, a jovem é assistente de estilo da famosa grife Blue Man, onde trabalha fazendo o que mais gosta: desenho e modelagem. “Acredito que o book irá me abrir outras portas. Me senti realizada com este trabalho”, contou.
De acordo com Adriana Jordan, coordenadora técnica do Curso de Graduação em Design de Moda, o Book é uma vitrine para esses formandos, já que a publicação é distribuída entre os mais experientes e renomados profissionais da área de moda do Brasil. “O jovem designer consegue mostrar suas criações e seu estilo a jornalistas especializados, empresários, figurinistas e produtores de moda. Essa aproximação do aluno com o mercado é o diferencial do nosso curso”, frisou.
Segundo Márcia Hamaoka, do Instituto Rio Moda, os trabalhos estavam muito bons. “As alunas conseguiram transformar um produto delas, o que vai servir de embasamento para a carreira profissional. Um trabalho com esse tipo de finalização é muito importante e super válido”, acrescentou. A chanceler da Universidade Castelo Branco, Vera Gissoni, ficou bastante impressionada com o talento das 13 jovens. “Eu sou de outra área, acho tudo interessante. Ver essa garotada nova já produzindo, é tão lindo! Desejo tudo de bom pra elas”, comentou.
E para finalizar o evento com chave de ouro, as 13 formandas receberam diversos prêmios, com destaque para o workshop no Instituto Rio Moda e um exemplar da Revista Vogue. Além disso, houve sorteio de três assinaturas do plano trimestral da Carreira Fashion, contemplados às alunas Samara Holanda, Julia Cogliatti e Fátima Ventapane; um manequim contemplado à aluna Fernanda Bernardes e três dias em Buenos Aires, dado à aluna Pamella Alqualo.
O Book Novos Talentos - Design de Moda é uma publicação produzida em uma parceria que conta com a UVA, Vicunha, La Estampa, Fotosfera, Lectra, CP4, Instituto Rio Moda e Payot.