Páginas

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Pesquisa de Opinião

O texto a seguir é a resposta de um participante da "Pesquisa de Modelagem" para a seguinte pergunta: há alguma observação que possa completar as respostas dadas acima?" 
A publicação na íntegra se deu por ser a opinião da maioria.

Tenho formação acadêmica em Moda que não contempla a modelagem por falta de profissionais competentes nas faculdades brasileiras. 

Percebo que falta conhecimento quanto ao direcionamento do curso o que geralmente faz com que sejam curso de corte e costura onde a preocupação com a ergonomia e a atualização das modelagens são fatores a parte. Outro fator importante é a carga horária insuficiente. O quantitativo de estudantes por sala também preocupa muito. 

Vejo a necessidade da valorização dos profissionais de modelagem, quando os olofotes viram-se para os estilistas e ficam esquecidos os profissionais que materializam suas idéias. Na maioria das vezes o estilista apenas desenha como num momento mágico e encantado e nem sabem ao certo o que estão traçando costumando assim a cometer erros como o lado dos trespasses masculinos e femininos e não sabendo como acomodar o volume do busto em roupas de tecido plano. São inúmeros os problemas da área e vejo um agente de mudança nisso tudo: as faculdades precisam de uma melhor organização e respeito pelos estudantes, melhorando desta forma a elaboração da matriz curricular, do conteudo acadêmico e investindo em instalações adequadas. Além disso, faltam projetos que despertem nos estudantes a vontade de "defender" a área, já que as vezes esta oportunidade é dada a alunos que pagam para que façam seus trabalhos, o que é muito comum entre os estudantes de moda nas faculdades. Para completar, a maioria dos professores tem titularidade acadêmcia e pouca técnica e conteúdo para ministrar aulas. 

As linhas acima compõem um desabafo por notar o descaso e o descomprometimento de quem tem a atribuição de formar, quando muitas vezes precisam mais de formação do que se pensa.


Muito obrigado pelo espaço.