Páginas

terça-feira, junho 07, 2011

Estrutura de Paletó

Paletó, Blazer, Casaco, Capa, Jaquetão, Spencer, Redingote, Smoking... são peças que necessitam de uma estrutura interna para que fiquem com aquele visual impecável, bem acabado e bonito. Alguns materiais são termocolantes como a entretela tecida e o fetro vistos na foto acima. Já a cavalinha, usada também em alta costura, é uma espécie de entretela não adesiva e indeformável. A cavalinha da foto, é a parte escura rente a dobra da lapela. Essa cavalinha é um tipo diferenciado especifico para ser usada sob tecidos de textura grossa que não absorvam seu relevo.

Percebam que as bordas onde serão feitas as costuras não são entreteladas para suavizar o efeito grosseiro de muitos tecidos sobrepostos na mesma costura.







O "Tapa Miséria" é o material usado na junção da cava com a manga. O mercado oferece os dois tipos acima: o anatômico, vendido em pares, e a metro que é cortado no tamanho desejado.
               








Passos para a montagem de um paletó

Costure juntando todas as partes da casca (lado externo do paletó). Costure tudo incluindo uma das folhas da gola.




Costure juntando todas as partes do forro (lado interno do paletó). Costure tudo até mesmo a limpeza da frente (lapela) e a outra folha da gola.

Prepare os bolsos, as mangas e cole a entretela na medida da largura da bainha mais 1 cm para cobrir a dobra.
Costure as mangas nas cavas com uma única costura que prenda também o "tapa miséria" (tira anatômica de feltro que dá acabamento à manga na cava).

Costure juntando a casca ao forro: bainha com bainha, frente com frente, gola com gola e punho com punho. Aproveite que o paletó está pelo lado avesso e passe o ferro dobrando as bainhas do corpo e das mangas. Prenda as bainhas (do corpo e das mangas) nas costuras verticais ou faças-as prendendo-as com pontos espaçados.

Descosture 20 cm da costura vertical da manga e vire o paletó pelo lado direito por essa abertura.

Coloque alfinetes pelo lado direito do paletó prendendo nas cavas os pontos: ombro da casca com o ombro do forro, lateral da casca com a lateral do forro. Prenda também nos decotes os pontos: decote da casca com o decote do forro. Segure separadamente cada ponto com alfinete, virando-o pela abertura da manga e prendendo-o com pontos feitos à mão pelo lado avesso do paletó.

Após prender os 5 pontos costure a abertura da manga fechando-a pela própria abertura até que ela fique no máximo com 8 cm. Feche essa pequena abertura com pontos feitos à mão.


Passe a peça pronta usando ferro com proteção de teflon. Ao levantar o ferro do tecido passado, alise imediatamente com uma plaina de madeira por algum tempo até que o tecido esfrie. Dessa forma, vincos, costuras e bainhas, ficam impecavelmente passados.