Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Alta Costura


Para os que estão iniciando na arte da modelagem pretendo esclarecer o conceito das técinicas de draping/moulage. O draping (inglês) ou moulage (francês) são técnicas de modelagem tridimensional na qual manequins específicos, ou mesmo modelos, são utilizados como bases para a modelagem de uma roupa.

Madeleine Vionnet e Alix Grés foram as precursoras na utilização dessa técnica. Reza a lenda, que as duas estilistas recorriam aos manequins por não possuírem boa visão espacial. A técnica tem como objetivo facilitar a visão espacial eliminando testes no que diz respeito ao peso, elasticidade e caimento dos tecidos. Embora com as aparentes facilidades ocasionadas pelo manuseio do tecido, a técnica não é tão simples assim. Após finalizada a modelagem no manequim, todos os moldes são transportados para o papel e colocados em grade para a produção em escala.


 




A tardia descoberta da técnica pelos brasileiros tem levado os profissionais da área a manipularem o tecido alfinetado sobre o manequim de forma desordenada e pouco precisa. Nada contra. Mas, porque não aprender as técnicas de construção, para só então entender a desconstrução.

Fiquem por dentro das regras iniciais dessa envolvente técnica.

Trava
A trava é a junção de dois alfinetes no mesmo ponto em direção oposta. Ela ajuda a fixar, travando o tecido sobre o manequim. Usada em ângulos estratégicos como: centro frente/cintura, comprimento/cintura, e, para fixar a trava de busto em todos os modelos sem contorno de bojo.

Mapeamento do manequim
A técnica de modelagem deve ser aplicada sobre o manequim específico previamentemapeado com as linhas do corpo.
Contornar as linhas horizontais, verticais, diagonais e curvas que definem o modelo. Usando o manequim específico descarte o mapeamento onde estão as linhas costuradas do manequim.

O sutache - material com relevo- é o material mais adequado para mapear o modelo no manequim. O relevo do sutache ajuda a encontrar as linhas pelo tato sem a necessidade de levantar o tecido para a reprodução do modelo. Com a prática, o mapeamento do modelo, pode ser dispensado.

Preparação do Tecido
Medir na demarcação de cada molde o maior comprimento e largura. Acrescentar as folgas suficientes para manusear o tecido de acordo com o modelo.

Aplicação do Tecido
A marcação do fio sobre o tecido é de extrema importância, pois facilita a reprodução do molde do tecido para o papel.
Usar giz de costura ou lápis nos tecidos de prova (tela).
Usar o giz de costura, alfinetes ou alinhavos nos tecidos definitivos.