Páginas

sexta-feira, março 22, 2013

Sonia Duarte na Matéria do Jornal O Dia - 16/03/2013

O filme "Fora do figurino - as medidas do jeitinho brasileiro",  de verdade  mesmo, só tem o jeitinho brasileiro, cuja população, além de sofrer com as imposições governamentais, continua aguardando a tão esperada tabela da ABNT. Uma eterna discussão que se arrasta por longos e longos anos, tentando impor medidas exóticas à população.
De quais estados são os "ANATOMISTAS, MODELISTAS  E ANTROPOMETRISTAS" fornecedores das medidas regionais para a elaboração das tabelas?
Quem testa as peças confeccionadas para as diversas silhuetas?

                                                     
O método MIB iniciou os estudos dos corpos brasileiros em 1991. As medidas foram  testadas, em forma de apostilas, com alunos de um curso de moda no Rio de Janeiro durante anos seguidos.  Alguns alunos, aproveitando suas viagens, traziam medidas de várias regiões do Brasil, e assim, as tabelas iam sendo formatadas e adaptadas às diversidades dos corpos. Após muitos testes, e já  aprovadas, foram publicadas no livro MIB- Modelagem Industrial  Brasileira, lançado em 1998. Em setembro de 2012, lancei o livro Mib - Tabelas de Medidas, resultado de novas pesquisas feitas no intervalo entre os dois livros.
As novas tabelas - desde o recém-nascido até o tamanho 54, contempla os três segmentos: masculino, feminino e infantil, vem sendo usada com aval e aprovação de todos.

                                                                                                                            Sonia Duarte