Páginas

domingo, 26 de agosto de 2007

Madeleine Vionnet (1876-1975)

A francesa Madeleine Vionnet é considerada uma das grandes estilistas de todos os tempos. Ela criava seus modelos em miniaturas de bonecas e só depois de alcançado o resultado passava para a escala humana. Aparentemente, suas roupas tinham linhas simples, mas por trás de seus modelos existiam grandes estudos de corte e drapeados. Considerada a rainha do corte enviesado, Vionnet encomendava seus tecidos com quase dois metros a mais para poder esculpir seus drapeados. De certa forma, a estilista redescobriu o corpo feminino, livrando as mulheres do espartilho e dando conforto e movimento através da forma e do corte de suas roupas. Sua trajetória na moda começou aos doze anos de idade, como aprendiz de costureira nos subúrbios de Paris. Depois, em 1897, foi trabalhar em Londres com Kate O’Reilly. Em 1901, retornou a Paris e foi contratada para a casa Callot Soeurs. Em 1907, ela ingressou na Doucet, onde permaneceu por cinco anos. Finalmente, em 1912, a francesa abriu sua própria maison. As atrizes Marlene Dietrich e Katherine Hepburn usavam suas roupas. Vionnet utilizava o crepe da china, a gabardina e o cetim para a confecção de seus modelos, tecidos que não eram comuns na moda dos anos 20 e 30. Após a Segunda Guerra Mundial, ela precisou fechar sua maison. Em 1988, a família Lummen reabriu a maison com a fabricação de acessórios Vionnet. Em 2006, apontada como uma nova criadora, a estilista Sophia Kokosalaki cria, depois de 67 anos, a coleção de primavera/verão 2007 para a marca. O estilo atemporal de Vionnet é influência até os dias de hoje, assim como sua contribuição técnica à alta-costura.

19 comentários:

  1. Olá Professora! Sou uma admiradora de seu trabalho, principalmente de seu livro! Achei genial sua idéia de criar um blogger...

    Apesar de ser uma simples aluna, (rs) pode contar comigo!

    Bye bye

    ResponderExcluir
  2. Oi Professoraaa!
    Sou formada em Webdesign, e seu blog está aprovadíssimo! Parabéns!
    Se precisar de alguma ajuda, estarei disponível!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Professora


    Adorei as informações no seu blog,esta ultra ,super legal!!!

    beijão

    Claudia patricia Milone

    ResponderExcluir
  4. Sonia, minha amiga e eterna professora! Parabéns por mais esta iniciativa. Maravilhosa esta idéia de dividir sua experiência e conhecimentos com todos nós, amantes da modelagem... É também muito interessante que tenhamos a partir de agora um novo espaço para um debate de idéias.
    Muito sucesso para você e para o blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Socooooooooooooorro!

    Professora,

    Utilizo o método do seu livro MODELAGEM INDUSTRIAL e agora, por exemplo, fiz a base da manga (manequim 42). Mas na escola onde estudo o cálculo é diferente e a base ficou maior...

    Eles ensinam que o cálculo da largura da manga é 1/3 da circunferência do busto mais 5 cm a 8 cm arredondado (40cm) e a Largura do punho, segundo o método deles, é de 24 cm. Entendeu?

    No meu molde, a largura da manga ficou uns 10 cm a menos... (3/4 da circunferênciaa total das cavas...

    Socooooooooooooooorro!

    Posso enviar a página escaneada da apostila da escola...

    Jacqueline

    ResponderExcluir
  6. SONIA: Parabéns !!!
    Super interessante os textos que você colocou no seu Blog. Vai ser muito útil para todos, não só para profissionais ou alunos de Modelagem...
    Por exemplo, a área de Design de Estamparia está ligada à de Modelagem muito mais do que as pessoas têm conhecimento. Sempre que eu puder mandarei informações sobre o assunto.
    Um beijo e muitas felicidades em mais essa estrada de sucesso !
    Liana d´Urso.

    ResponderExcluir
  7. Olá, minha professora prediletaaaa.
    Parabéns por mais esse passo na sua carreira de sucesso, com certeza outros projetos viram para marcar seu nome na história da modelagem no Brasil.
    Seu blog enriquecerá nossos conhecimentos.
    Aprovadíssimo, Parabénssssssssss!!!!
    Beijos e Beijocas.
    Valéria Oliveira.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia.
    Parabéns pela iniciativa.
    Conte comigo para divulgar entre os alunos.

    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  9. Jaqueline,
    Após a modelagem pronta, você vai medir a curva de cada cava(frente e costas)para obter a circunferência total. Para o tamanho 40 em modelos ajustados essa soma fica em torno de 40 cm, que dividido por 3 resulta em 13.3cm (pode usar 13.5cm).
    Para a largura dos bíceps os mesmos 40 cm dividido por 4 vezes 3 resulta em 30cm.
    O restante você segue o livro. Leia com atenção que você vai entender. Bjs, Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  10. Sonia,
    Parabéns!
    Adorei a idéia e o conteúdo do blog.
    Lembra que vc tinha uma boa solução para a sala de modelagem?
    Qual é?
    Beijos
    Luciana Casali

    ResponderExcluir
  11. oi. sônia...adorei o seu blog...juro que não entendo como você consegue tempo para mais esta atividade...sou eternamente agradecida por sua amizade e por ter me introduzido no mundo da modelagem. Esse blog é essencial para os amantes da roupa bem cortada....muito sucesso...estou com saudades....

    ResponderExcluir
  12. Olá Professora,
    Estou adorando suas aulas, começar a aprender modelagem com alguém tão especial, que gosta de ensinar é muito importante para mim.
    Seu blog está muito enteressante,
    Parabéns, bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Sonia, gostaria muuuuuuito de ter um livro seu, mas não sei onde posso encontrar...por favor me ajudo!!!!Sou do Paraná.Um beijo.Ester.

    ResponderExcluir
  14. Ester,entre no Google pesquise em (modelagem sonia duarte)ou entre em contato pelo e-mail (no perfil ou nos ítens abaixo)

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem, adorei seu blogger, e achei o texto da Madeleine Vionnet muito interessante!! Sou estudante de desenho de moda, e vivo procurando sites a respeito de moda (rsrs). quando tiver um tempinho da uma visitinha no meu blogger http://nadia-pavanigirlfashion.blogspot.com Bjos

    ResponderExcluir
  16. oi querida adoro seu blog!tenho seus 2 livro o de saia e modelagem industrial brasileira. No blog tinha uma postagem de como fazer a ombreira diferente do blazer da Rihanna mais não encontro mais gostaria muito ver essa postagem publicada no blog de novo!

    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Erlan navarro,
    Há um tempo houve problemas com algumas fotos do blog. Mas já providenciamos a postagem em questão. Ombreiras em Paletó. Veja no post Paletó.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  18. OI CLEO,SEU BLOG E MUITO BOM,GOSTARIA DE SE FOSSE POSSÍVEL ME DAR DICA DE COMO FAZER UM VESTIDO TORCIDO NA CINTURA COM MANGAS 7/8,POIS NÃO SEI COMO CORTAR O TECIDO.AGRADEÇO MUITO OBRIGADA DESDE JÁ PELA ATENÇÃO. EMAIL
    TELMA.D.V@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  19. Telma,
    Envie foto do modelo.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir

cleobrodrigues@gmail.com;modelagem.mib@gmail.com