Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Calça para Grávidas

Pergunta de: Jacqueline
Como vou trabalhar a cintura de calça para grávidas? Só dá para fazer de malha?  
Resposta:
Faça a calça com as medidas desejadas. Depois, com a modelagem da calça pronta (com a cintura no lugar) proceda conforme a figura abaixo.

Fig. 1

1- Trace a base calça frente.

2- Trace de A até B.

3 - Recorte de A até B deixando um ponto de ligação em B.

Fig. 2






AA` = Diferença entre o contorno  do gancho da modelagem e contorno do gancho pessoal. Afastar a diferença entre os ganchos

Ex:
Contorno do gancho da modelagem 63 cm
Contorno do gancho pessoal 72 cm
72 cm  - 63 cm = 9 cm 
Aumento no gancho para a barriga = 9 cm

4 - Retrace o novo centro frente.


5 - Harmonize o ponto B.

5- As costas são a cópia da base costas











110 comentários:

  1. Roupas para gestantes

    Como estou grávida de três meses, comprei as pressas algumas roupas em lojas especializadas.

    Minha dúvida é em relação às roupas de tecido plano pois em todas as lojas a garantia é de que as peças são feitas para serem usadas até o nono mês de gestação. Quer dizer, o tamanho não muda pois a modelagem considera o crescimento da barriga...

    Percebi, entretanto, que as roupas de tecido plano não servirão até o nono mês. Sei por experiência de gestação (esta é a minha segunda gravidez) e de modelagem que algumas mulheres engordam também para os lados (rs): quadris, busto, braços etc...

    Então, professora, como trabalhar com os tecidos planos (estou enjoada literalmente de malhas), prevendo o aumento da barriga, do peito, dos braços, dos quadris?

    Cada barriga tem um tamanho, mas não encontrei um manequim decente e real para eu usar de modelo.

    Além da costura com lastex e dos franzidos abaixo do busto, existe outro recurso? Bem de qualquer forma, ninguém consegue me ensinar a calcular a quantidade de franzido necessário para caber a barriga de nove meses..

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu de novo.Gostaria de saber a diferença da modelagem italiana e a nossa.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Sou pricipiante na arte da Modelagem e costura. Adquiri o livro (MIB) e achei-o ótimo.
    O que significa limpeza do molde?

    Agradeço

    ResponderExcluir
  4. Eugênia,
    Limpeza é um tipo de acabamento que finaliza o contorno das cavas, decotes, bainhas etc... A limpeza tem a mesma forma da parte em que vai ser costurada e sua largura é em torno de 5 cm.

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiz curso de modelagem industrial no senai e tenho sempre comigo o livro MIB.Porém, tenho encontrado dificuldades para cortar vestidos em viés.O último que fiz, ficou repuxando de um lado só e eu não consegui descobrir o porque. Gostaria que fosse colocado uma ilustração de todas as maneiras possiveis para realizar esse corte com perfeição.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. SOU, MODELISTA E DOU AULAS DE MODELAGEM, MAS TENHO DÚVIDA DE QUAL É A MELHOR MANEIRA DE CONSTRUIR UM MACACÃO DE TECIDO PLANO.QUAL É A MELHOR MANEIRADE SE PROCEDER?

    ResponderExcluir
  7. Dúvida,trabalho com calças jeans femininas,sempre tenho dúvidas na hora da graduação,numa grade do 36 ao 44,a base é o 38,na altura do gancho uso 0,5 de diferenças nos tam 36,38,40 nos tam 42 e 44 uso 1,0cm,isto é correto?
    obrigado
    Celso

    ResponderExcluir
  8. Celso,
    O aumento ou a redução do gancho não é só na altura, mas também na horizontal do gancho.
    Vide o post gradação: calça, nº 4, 3 mm na horizontal e 2 mm na vertical.(Ref.ao afastamento)Bom lebrar que o exemplo é para tecido plano. Para jeans com elastano a redução é de acordo com o percentual do elastano.
    Abçs Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  9. por gentileza,preciso de auxilio pra modelar uma saia balonê jeans,estou com dificuldades.
    obrigado

    ResponderExcluir
  10. Celso,
    Faça a saia evasê 4.ª edição do livro pág. 164 e 165. Encurte 10 cm para o forro e alongue 10 cm para o balonê. Abra o balonê conforme o livro pág. 166 fig. 2. Franzir o balonê e aplicar na bainha do evasê. Aguarde a 1.ª edição do livro "Saias".
    Bjs,

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu quero fazer um biquíni e fazer aplicação de Renda nele.E queria saber quais as dificuldades de unir tecido plano e tecido elástico. Onde eu devo aplicar essa Renda para que não sofra deformação e continue em bom estado?

    ResponderExcluir
  12. OLÁ SOU INICIANTE EM COSTURA,FIS UM CURSO RECENTEMENTE DE CORTE E COSTURA, MAIS FIQUEI COM ALGUMAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO A MODELAGEM DE CALÇA COMPRIDA E PERNA DA CALÇA FICA TORTA, SERÁ QUE VOCÊ PODE ME AJUDAR E COMO CONSIGO O LIVRO MIB.
    ADOREI ENCONTRAR VOCES AQUI NA NET.

    ResponderExcluir
  13. Verinha,
    A pence torta é o fio mal traçado no molde (100% perpendicular a bainha). ou pela posição do molde sobre o tecido (100% paralelo a ourela).
    Quanto ao livro, acesse o link na direita do blog, Sonia Durte na Cultura ou se preferir entre em contato com modelagem.mib@ig.com.br

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  14. Brenda,
    Geralmente as aplicações em lycra etc... Também são espansíveis. As partes rígidas aplicadas sobre malhas são palas, alças, enfim partes que não precisam espandir com a malha.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  15. Adorei conhecer este site indicado por uma amiga. J a possuo o livro e sei que agora vou ampliar muito mais meus conhecimentos de modelagem.
    Felecidades e sucesso em 2009.
    Rosi Mattos

    ResponderExcluir
  16. Sou do Rio de Janeiro e adquiri o livro de modelagem porém,não consigo encontrar as réguas por aqui.Vocês saberiam me dizer aonde encontrá-las?
    Denise.

    ResponderExcluir
  17. Sonia eu gostaria de ter uma tabela de medidas do ombro até abaixo do busto para poder fazer os recortes perfeitos nos vestidos e nas blusas pois no curso de formação continuada não se trabalhou muito sobre esses recortes e tive muitas dúvidas ao fazer esses modelos que são lindos.obrigada e beijos.

    ResponderExcluir
  18. Iris,
    Não existe essa medida em tabela. O que existe é a medida da oposição ou altura do busto, que vai do ponto ombro/decote ao mamilo, vide pág. 20 (4.ª edição).
    Para saber altura mínima dos recortes abaixo do busto, soma-se a oposição mais a medida do raio, vide pág. 201 , 1.º parágrafo.
    Essas medidas - oposição e raio - variam de acordo com o tamanho.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  19. Cléo Rodrigues, você, Sônia Duarte e este bloger é tudo de bom que a modelagem brasileira precisava. Demorei a encontrá-lo mas agora que o conheço, repassa-o a pessoas que trabalham ou trabalharam comigo, para que eles conheçam a maravilha que ele é. Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Fatima,
    Que bom ter vc como leitora do nosso blog,pessoas assim, nos dão muito ânimo na correria do dia a dia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Olá,por gentilza,porque as calças entram no traseiro?
    obrigado
    Celso

    ResponderExcluir
  22. Celso,
    Geralmente esse defeito é causado por gancho curto ou estreito. Veja o post Ergonomia na Modelagem.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  23. Olá,voce disse que a calça entra no traseiro por ter o gancho curto ou estreito,curto eu entendi mas estreito não.poderia me explicar por gentileza,não sou modelista mas preciso saber pois fabrico roupas e preciso falar com modelistas.
    obrigado
    Celso

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber como se modela uma calça com gancho baixo, desestruturado.Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Mi,
    A partir do traçado das bases, vide pág 188 (4.º edição) estenda as linhas GK e HL no ponto K e L de 1 a 4 cm, de acordo com a folga desejada. Esses modelos têm geralmente os quadris mais largos, solte também os pontos C e D nas laterais.
    Bjs,
    Sonia Duaarte.

    ResponderExcluir
  26. Celso,
    Vide pág. 188 (4.ª edição) AD = nível do gancho, veja como medir na pág. 24 (não pode ficar menor) = gancho curto.
    Vide linha GK = metade de CI.
    Vide linha HL = 1/4 de CJ.
    (essas medidas não podem ficar menores) = gancho estreito.
    Outro detalhe, as entre pernas KZ e LY são levemente inclinadas. As curvas devem ser nas laterias. Observe o corpo.
    Bjs,

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!
    gostaria de saber qual a porcentagem que deve ser diminuida na modelagem infantil em malha em relação a de tecido plano. Outra dúvida...na modelagem adulto, para fazer graduação dos moldes é simplesmente aumentar e dinuir a partir de um unico molde, mas na infantil posso fazer isso??como calculo quanto devo aumentar??por exemplo, aumentar o tam 1 para 2 e 3...ou o tam 4, para 6,8 e 10???

    ResponderExcluir
  28. Ingrid,
    A mesma proporção da tabela em relação as medidas do busto, cintura, quadril e centro costas. Divida o resultado das difereças por 4 e faça conforme a gradação no blog, usando o aumento de um tamnho para o outro.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  29. Edson,
    Para modelar lycra vc deve usar as bases para malha, vide pág. 208,209 e 210. A partir dessas bases modele sua jaqueta dando as folgas desejadas.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  30. tenho dúvidas em calça compridas ou shortes. É que ñ sei corta calça, sempre que vou unir-la , a parti de traz fica igual a da frente. tambem o gancho é compricado, gostaria re receber uns dicas boa, tipo passoa a passo de como fazer uma calça. Obg pela atença desde já . Espero mim resposta asiosa beijos...

    ResponderExcluir
  31. Joelma,
    Reveja sua modelagem; vide pág. 187 e 188.
    A costura não interfere no corte.
    Sequencia operacional da calça:
    1- Costurar a braguilha, aplicar os bolsos etc, das duas pernas.
    2- Unir as duas frentes.
    3- Costurar bolsos, palas etc, das duas costas.
    4- Unir as duas costas.
    5- Costuras as laterais.
    6- Aplicar o cós.
    7- Costurar as entrepernas.

    Espero tê-la ajudado.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  32. Meu Nome é Samir e tenho uma pequena confecção de uniformes industriais. Pois bem, tenho Um grave problema com minhas calças, eu uso aparelho para fechar entre pernas e sempre sobra tecido no final de uma das pernas, por que ocorre isso sendo que no molde as peças se juntam normalmente?

    ResponderExcluir
  33. Samir,
    Provavelmente a pressaõ do pé calcador não está compatível com a espessura do tecido. Tente diminuir essa pressão soltando um pouco o parafuso superior da máquina.
    Também existe a possibilidade de a chapa dentada estar alta, dessa forma ela puxa mais o tecido que está rente a ela.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  34. sonia gostaria de saber o que faço com a pence na frente ao fazer uma jaqueta feminina com pala na frente na altura do busto

    ResponderExcluir
  35. Sonia,
    é a Samara sua ex-aluna eu estou no meu projeto e estou com dúvida de como eu faço uma calça saruel sem costura lateral? posso usar o mesmo exemplo da calça pijama?

    Obrigada e espero retorno.
    MUITA URGENCIA, vc sabe né. haUAUah

    BJOS

    ResponderExcluir
  36. Desculpa não é a saruel é a skinny. é que eu estou fazendo uma calça de tricot e não queria costura na lateral pq senão vai ficar muito armado.

    Obrigada
    bjos

    ResponderExcluir
  37. ok vou tentar regular a máquina e ver no que dá, espero tbm ter ajudado outras pessoas esse forum é sem duvida muito importante para se colher várias informaçoes bjos...

    ResponderExcluir
  38. Samara,
    Faça conforme a calça pijama.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  39. Olá, em cima da base de calça eu fiz uma pantalona,aumentei na parte interna, do gancho até a barra e da externa do quadril até a barra, a mesma quantidade, mas quando fui provar a parte interna da perna estava repuxando para cima e formava um bico na barra para dentro das pernas. O que fiz de errado?

    ResponderExcluir
  40. Patrícia,
    Provavelmente o gancho está justo para uma calça cujas pernas são largas desde o quadril. Acrescente 1,0cm ou 1,5cm ao gancho da frente e das costas, descendo em linha reta até o final da bainha.
    bjs

    ResponderExcluir
  41. Gostaria de saber como fazer o molde da jaqueta com uma manga falsa parecida com as que a Glória Coelho fez no Inverno 2009
    http://chic.ig.com.br/materias/506501-507000/506851/506851_1.html

    ResponderExcluir
  42. Camila,
    Não ví jaqueta na Gloria coelho. Me envia a foto separada.


    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  43. Olá, Sonia,quero fazer uma calça envelope, em tecido plano. E também uma saia longa em janes bem transada, a modelagem tipo sereia que se abre apartir do joelho, com blosos atrás. Se for possivél postar a modelagem da calça envelope e a saia, ficarei muito grata, obrigado pela atenção.Nancy Tranquilli

    ResponderExcluir
  44. OI, GOSTARIA QUE VC MOSTRA-SE A MODELAGEM PASSO A PASSO DO TOMARA QUE CAIA RECORTE PRINCESA.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  45. Sofy,
    Para a saia vide livro Saias pág.74 e 75 ou o modelo com recorte pág. 76 e 77. Defina a pala e o bolso.
    Quanto a calça envelope, faça a calça básica vide livro MIB pág. 187 e 188 e repita a lateral direita da calça estendendo conforme o livro MIB pág. 85 itens 7,8 e 9.
    Boa Sorte.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  46. Flores,
    Geralmente o tomara que caia, é feito a partir do recorte de ombro.
    Faça o exercicio do livro MIB da pág. 205 até a cintua. Faça as costas, também até a cintura conforme pág. 206, sem colar a pence, deixe ela ficar como recorte.
    Recorte os 2 moldes da frente e os 2 das costas.
    Trace as bases saia e cole os recortes frente e costas do top, casando as cinturas e alinhando as pences.
    Finalize no comprimento desejado.

    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  47. Oi Sonia
    Adquiri o livro e surgiu uma dúvida ao tentar fazer "manga raglã com efeito dolman", ela serve para roupas em tecidos planos e para malhas?
    Gostaria de saber se é possível adquirir o kit réguas aqui em Porto Alegre-RS

    Obrigada,
    Beatriz

    ResponderExcluir
  48. Beatriz,
    A manga raglã com efeito dolman serve para roupas em tecido plano como também para malhas.
    Muito comum em blusas de moleton.

    Quanto ao kit réguas acesse a loja de modelagem www.lojademodelagemmib.blogspot.com

    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Sou uma apaixonada por costura, fiz o curso básico algum tempo e gostaria de passar algumas aulas para uma amiga minha, mas estou com dúvida como fazer uma calça feminina sob medida, como encontrar a altura do gancho e altura do quadril?

    ResponderExcluir
  51. oi, estou precisando muito que alguém ensine de verdade como passar lastex para vestido ou blusinha mas não consigo entender. poderia me ensinar ou site que ensine? tento e sempre da errado,arrebenta tudo. clau35dias1970@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. como deixar o cavalo de uma calça jeans mais baixo, como se fosse saruel?
    obrigada

    helena
    helena_simsoueu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Helena,
    Aumente o nível do gancho de 5 a 10 cm.
    Desça a cintura do corpo tirada na descida desejada do cós.
    Aumente também a medida do gancho costas de 1 a 3 cm e a frente a metade da medida aumentada das costas.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  55. Paulo,
    Vide livro MIB pág. 24, essa é a medida do gancho.
    Quanto a altura do quadril use de 20 a 25 cm, depende da altura da pessoa.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  56. Em laços,
    Sua dúvida é como costurar o lastex ou como cortar o molde?
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  57. Oi gostaria de saber porque precisa recortar os moldes em alguns pontos e colocar com a mais para fazer a gradação da peça, além dos cm que depois se poem a mais em cada tamanho?Essa é a única maneira de fazer a gradação?
    Obrigada!

    Helena

    ResponderExcluir
  58. Helena,
    Vc não precisa recortar os moldes. Faça recortando com um desenho em miniatura para vc entender a técnica. Com esse entendimento, faça todo o procedimento alinhando os papeis com as marcações e movimentos.
    Leia bem devagar que vc vai entender melhor.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  59. oi td bom.? sou costureira e adquiri seu livro e adorei ,mas tenho muitas duvidas sobre modelagem e costura pois tudo que aprendi foi atraves de livros aqui onde moro nao existe cursos , gostaria de saber como modelar um vestido para gestante com lastex se puder me ajudar agradeco

    ResponderExcluir
  60. Lena,
    Vc não informou onde fica o lastex, imagino que no busto.
    Se for um vestido reto com o busto em lastex, corte um retângulo com a largura desejada na altura da barriga e o comprimento abaixo do busto a té a bainha.
    Corte outro retângulo na atura maior que a do busto pela largura do busto X 2. Passe o lastex e prenda a parte de baixo do vestido que deve estar um pouco franzida para ser costurada no lastex um pouco esticado (o tanto quanto necessário para vestir).
    É preciso fazer separado, pois usando a medida para grávida o lastex fica largo no busto.
    NOTA:
    Dependendo da espessura do tecido, o lastex fica maior ou menor, teste antes o encolhimento do lastex.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  61. Acabo de adquirir os livros SAIAS e o MIB, e gostaria que me ajudasse a modelar um macaquinho tomara que cai de malha e outro macaquinho tipo regata. Obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Já comprei o livro mib e o saias. Agora preciso modelar um macaquinho de malha. Ele é tomara que cai e não tem recortes. Qual o passo-a-passo?

    ResponderExcluir
  63. Ao ler seu livro MIB, eu tive uma dúvida na modelagem da saia calça. Num certo momento da modelagem pede-se para traçar uma linha guia para apoiar a parte 1 e afastar 10 cms e colar a parte 2 e 3 com a pence fechada. Este afastamento de 10 cms não vai fazer aumentar a medida da cintura e ficar larga?

    ResponderExcluir
  64. mariela,

    Este afastamento é para dobrar em prega.Percebo que a informação ficou faltando. Veja o desenho do modelo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  65. Mariela,
    Construa as bases conforme livro MIB, pág. 27,28 e 29 conjugada com pág. 41,42,43 e 44.
    Construa a base bojo, livro MIB, pág. 201 e 202.
    Construa as bases para malha, livro MIB, pág. 208,209 e 210.
    Prossiga construindo as bases para maiô, livro MIB, pág. 212,213 e 214.
    Construa as bases para calças e macacôes de malha, livro MIB, pág. 2220, e 221.
    Faça o macacão juntando as bases blusa e calça baseado na modelagem das pág. 211,217,223 e 224.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  66. como fazer uma calca jeans hiper baixa com pregas cos largo -larguinha no quadris e com gancho soltinho patindo da base da calça jeans

    ResponderExcluir
  67. como fazer uma calca jeans hiper baixa com pregas cos largo -larguinha no quadris e com gancho soltinho patindo da base da calça jeans

    ResponderExcluir
  68. Alda,
    Como fazer uma calca jeans hiper baixa?
    Desça o desejado no C.F. e no C.C., as medidas podem e devem ser diferentes, desde que se encaixem nas laterais. Ex: desça 8 cm no C.F. e 6 cm no C.C., nas laterais deverá descer 7 cm.
    Outro exmplo: 10 cm no C.F. e 5 cm no C.C. = 7,5 cm na lateral.

    Com pregas
    Vide livro MIB pág. 191 e 192.

    Cós largo
    Calcule a largura do cós dentro do que sobrou com a cintura descida, vide pág. 194, imagine AB como sendo o cós.

    Larguinha no quadris
    Dê essa folga na profundidade das pregas.

    Com gancho soltinho.
    Desça o gancho de 3 a 5 cm e alongue os pontos K e L da pág, 188 em 1,5 cm.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  69. Olá Profª. Sônia,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo Blog, amei!!!!

    Eu sou formada em Design de Moda e estudei com o livro MIB, mas qndo o curso terminou, paramos na parte de biquinis, faltando aprender a modelagem de fitness e infantil e agora eu estou com dúvidas em relação a modelagem da calça fitness. Comecei a fazê-la com a base da blusa, depois do torso, depois do body, depois do macacão, para então chegar na calça. Não sei se estou no caminho certo, mas tá dando um trabalho e tanto. A modelagem é sem costura do lado, pelo livro eu não consegui identificar a diferença de frente e costas.

    Desde já agradeço!

    Ariane.

    ResponderExcluir
  70. Ariane,
    Breve farei a postagem " Bases para malha".
    Aguarde,
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  71. OLA BOA TARDE ,QUERO SABER COMO FAÇO PARA TIRAR UMA SOBRA DE TECIDODE 2cm NA PERNA COSTA DA CALÇA Na VERTICAL ENTRE A COXA E OMEIO DE COXA; MORENDO NA LATERAL E MORRENDO NA ENTRE PERNA ESSA SOBRA FICA SO MAIS NO MEIO.OBRIGADO ALDA

    ResponderExcluir
  72. Alda,
    Descosture as entrepernas, desde o defeito, até a costura do gancho. Retire essa sobra na cava do ponto gancho/ entrepernas. Se persistir a sobra próxima ao bumbum, elimine no ponto gancho/ centro costas/ cintura.
    Nota: defeitos em calças são dificíes de correção.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  73. Olá! Acabei de adquirir um exemplar do MIB. Quero começar a aprender a arte de modelar, já que nem costurar eu sei! Vou encarar como um desafio! Já li todo o livro e também já fiz minha matrícula no Senai, inicio na segunda que vem. Mas antes de iniciar, estou muito ansiosa para começar. E fiquei interessada na legging (renda/com elastano). Identifiquei o molde da pag 226 como sendo o exercício. E encontrei dificuldades, já que ´para fazer o molde dela preciso da base das costas do maiô?? Aí me embananei toda! Me da uma ajuda? bjs

    ResponderExcluir
  74. Genaina,
    1.º - Compre ou faça as bases frente e costas do tamanho escolhido. pág. 28 e 29, junto com pág. 41,42,43 e 44. Aprove a base, vide pág. 45 e 46 e passe-as para o papel cartão.
    2.º - Partindo dessas bases, faça as bases para malha, pág. 208,209 e 210.
    3.º - Partindo das bases para malha, faça as bases para maiô, pág. 212,213 e 214.
    4.º - Partindo das bases para maiô, faça as bases para macacão, tops e calças, vide pág. 220 e 221.
    5.º - Faça sua calça e tenha sucesso.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  75. como procedo para aumentar um molde de revista. Ex: molde nº 46 quero aumentar para o nº 50

    ResponderExcluir
  76. Meu nome é Ladislene e adquiri o livro mib e achei o máximo, mas tenho uma dúvida sobre o cóz da calça profissional,eu recorto do molde pronto ou acrescento á parte.
    no livro passa as medidas do recorte das costas mas não do cóz.

    ResponderExcluir
  77. Ladis,
    O cós para cinturas no lugar ( como no livro) é uma tira reta com a medida da cintura mais o transpasse e costuras. Use a largura desejada.
    O cós nas cinturas descidas devem ser feitos dentro do traçado das bases, eliminando as pences (chama-se cós anatômico) vide livro SAIAS pág. 45 e 45.
    Na pág. 69, veja como IG sendo a altura da cintura descida da calça e H, F, G e I como o cós da metada da frente da calça.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  78. comprei livro saias estou adorando pois ja tenho o de modelagem, vou ser madrinha de casamento e nao tenho pratica nenhuma em vestido de festa quero que me explique como modelar um vestido tomara que caia longo com a saia em gode tambem gostaria de saber se a saia fica mais bonita se sair de baixo dos seio ou se sair da cintura tenho 1,55 de altura e peso 50 quilos se puder ajudar agradeco

    ResponderExcluir
  79. comprei livro saias estou adorando pois ja tenho o de modelagem, vou ser madrinha de casamento e nao tenho pratica nenhuma em vestido de festa quero que me explique como modelar um vestido tomara que caia longo com a saia em gode tambem gostaria de saber se a saia fica mais bonita se sair de baixo dos seio ou se sair da cintura tenho 1,55 de altura e peso 50 quilos se puder ajudar agradeco

    ResponderExcluir
  80. comprei livro saias estou adorando pois ja tenho o de modelagem, vou ser madrinha de casamento e nao tenho pratica nenhuma em vestido de festa quero que me explique como modelar um vestido tomara que caia longo com a saia em gode tambem gostaria de saber se a saia fica mais bonita se sair de baixo dos seio ou se sair da cintura tenho 1,55 de altura e peso 50 quilos se puder ajudar agradeco

    ResponderExcluir
  81. Olá Sonia, muito obrigada pelo esclareciemnto, já consequi fazer um vestido para minha filha com as moldelagens (vestido pasico pag 233. Fiz também uma saia tulipa com cos alto.

    Bom agora estou querendo fazer uma calça com elastico na cintura (tipo pijama) fiquei com algumas duvidas:

    - Ao subir BB em 2 cm é para ter mais folga no gancho - ficar mais confortavel?

    - outra duvida é qquando voce fala de limpeza do molde tinha entendido como os acabamentos, mas ai voce usa este mesmo termo na pag 82 do livro saias item 6 - fiquei em duvida neste item.

    - vi num post aqui também com relação a calças com gancho mais baixo, onde voce fala em em estender GK e HL: é na horizontal e tem tambpme que aumantar CD este é na vertical? ou é aumentar a largura do quadril? E a descida do Gancho fica como?
    abraços e muito obrigada.
    Miryam

    ResponderExcluir
  82. Myriam,
    Olá Sonia, muito obrigada pelo esclareciemnto, já consequi fazer um vestido para minha filha com as moldelagens (vestido pasico pag 233. Fiz também uma saia tulipa com cos alto.

    Bom agora estou querendo fazer uma calça com elastico na cintura (tipo pijama) fiquei com algumas duvidas:

    - Ao subir BB em 2 cm é para ter mais folga no gancho - ficar mais confortavel?

    Resposta: Sim, mas a cintura pode ser descida ou essa folga descartada.


    - outra duvida é qquando voce fala de limpeza do molde tinha entendido como os acabamentos, mas ai voce usa este mesmo termo na pag 82 do livro saias item 6 - fiquei em duvida neste item.

    Resposta: Limpeza é um acabamento usado nos contornos das roupas. No exemplo da pág. 82 é a parte q vai dar acabamento na abertura frontal da saia ( abotoamento).


    - vi num post aqui também com relação a calças com gancho mais baixo, onde voce fala em em estender GK e HL: é na horizontal e tem tambpme que aumantar CD este é na vertical? ou é aumentar a largura do quadril? E a descida do Gancho fica como?

    Resposta:É aumentar na largura e no comprimento do gancho.


    Bjs

    ResponderExcluir
  83. Lena,
    Vide o post Corselete.
    Quanto a nova cintura acho que entre as linhas abaixo do busto e acintura.
    Depois mande a foto do Look.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  84. preciso saber como fazer a modelagem partindo da modelagem da calça de short cintura alta comprimento meio de cocha bainha italiana e short curto bainha italiana cintura baixa com pregas na frente .agradeço pela atençao

    ResponderExcluir
  85. Alda,
    Short cintura alta/meio coxa/bainha italiana, veja no Livro SAIAS pág 80 saia cintura alta e pág.27 meio coxa.
    Bainha italiana, acrescente a largura desejada da bainha, costure a bainha a máquina, abra movendo a bainha metade acima e metade abaixo da costura que foi feita como bainha.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  86. Hulda Dâmaris

    A calça saruel masculina é feita da mesma forma? e quanto de tecido a mais é necessário para sua confecção?

    ResponderExcluir
  87. Hulda Dâmaris,
    A calça masculina é feita da mesma forma usando as bases masculinas.
    O corte mais ecnômico é com o fio deitado, mas, nem sempre o tecido permite. Para o corte com o fio deitado meça a largura do molde de bainha a bainha com as pernas abertas. Para o corte com o fio normamente usado ( paralelo a ourela ),meça duas vezes o comprimento. Crie alguns recortes para reduzir os gastos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  88. por favor me ensina a fazer bainha italiana em bermudinha femenina.toda vez que faço fica repuchando .obrigada

    ResponderExcluir
  89. Alda,
    Será que vc está fazendo o espelho da calça na largura da bainha?
    Só pode ser isso.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  90. Olá,
    Sou estudante de Moda e faço cursos de formação continuada de modelagem no SENAI, adquiri os livros MIB E MIB SAIAS recentemente, que aliás são fantásticos assim como este blog, bem o que gostaria de tirar a duvida é sobre como aumento o gancho de uma calça masculina para fazer uma bermuda com o gancho baixo e soltinha, tipo boyfriend...obrigada

    ResponderExcluir
  91. Margô,
    Exitem duas formas de obter esse efeito.
    Faça a modelagem com o quadril e cintura mais folgados para que a calça desça para os quadriz ou ao modelar aumente o nível do gancho e folgue os quadriz.
    Tenha um pouco mais de noção obeservando a gráfico da calça pijama, vide pág. 190 do livro MIB

    ResponderExcluir
  92. Será que você poderia postar alguma modelagem de blazer masculino, eu nunca fiz molde masculino e estou precisando.

    ResponderExcluir
  93. Andrea,
    Use as bases masculinas e as mesmas técnicas das modelagens femininas, tendo bom senso: nôo use pences, as golas e lapelas são mais estreitas, acrescente mais folgas...
    As bases e as medidas deixarão as peças com aspecto masculino.
    Bjs
    Sonai Duarte

    ResponderExcluir
  94. Boa noite pessoal! Adorei as dicas deste blog!
    Estou com um problema de modelagem, queria ver se alguém pode me ajudar... Como fazer pra corrigir aqueles 'bigodes' que se formam no gancho da frente de calças femininas? Já tentei de tudo, consigo atenuar o problema mas nao resolver por completo... Se alguém tiver alguma dica e puder me ajudar agradeço!
    obrigada

    ResponderExcluir
  95. Linara,
    Esse defeito é causado por modelagem com:
    - Entrepernas em curvas ou afastadas;
    - Gancho frente e costas pequenos;
    - Quadril muito justo para a proporção do gancho.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  96. Cléo,
    Muito grata por sua informação.E parabéns pelo blog.
    Abs

    ResponderExcluir
  97. Aumente o nível do gancho de 5 a 10 cm.
    Desça a cintura do corpo tirada na descida desejada do cós.

    NAO ENTENDI QDO VC FALA AUMENTAR O NIVEL DO GANCHO........SERIA DESCER A LINHA DO QUADRIL .....E DESCER A CINTURA SERIA DESCER O MESMO Q DESCEU O QUADRIL.....NÃO ENTENDI POR FAVOR É UMA DUVIDA Q GOSTARIA DE SANAR......OBRIGADA!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  98. Eunice,
    Suas perguntas são referente a algum execício do livro ou alguma postagem do blog?
    Aumentar o nível do gancho: a altura ou nível do gancho varia de acordo com cada tamanho e deve estar marcada nas bases calça frente e costas. Para o tamanho 40 o nível do gancho é de 26 cm , se pedir para aumentar 5 cm, passe para 31 cm ou traçe 5 cm abaixo da linha do gancho.
    Descer a cintura é descer na linha da cintura da base em direção ao nível do quadril, vide livro MIB, pág. 194, vide livro SAIAS, pág. 26 e 64.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  99. Calça enoura:

    Estou com dificuldade de como modelar uma calça cenoura com duas pregas na cintura. Professora, poderia modelar uma?
    Estou também lhe fazendo uma sugestão. Já tenho o MIB e o só de saias. Gostaria de ter um livro só de calças e outro só de vestidos, com várias interpretações de modelos. Teria mais material para consultar. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  100. Laura,
    Trace a base de calça, frente e costas, conforme livro MIB, pág. 194 (só as bases, lado a lado).
    Desça ou suba a cintura o desejado.
    Afunile conforme as páginas citadas, pode ser mais afunilada do nível do joelho até o final da boca no comprimento. Tire as medidas para o afunilamento na sua própria perna.
    Para as pregas da cintura, vide pág. 192. Sugiro que abra as pregas só ate´o nível do joelho. Abra o quanto desejar para as duas pregas. Coloque as pregas nos pontos preferidos.

    Quanto ao livro Calças, deve sair até o meio do ano em curso.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  101. tenho um casamento para ir, estoou gravida e não sei como faço.
    gostaria da confeccionar um vestido
    para ser usado com um blaser.
    teriama modelagem?
    att. rafaela

    ResponderExcluir
  102. Rafaela,
    Qua tal o modelo do marcador vestido - o post Vestido em Malha com pala crochê?
    No lugar do crochê use renda ou cetim bucol. o corpo do vestido pode ser em seda pura. No lugar do blazer use um spencer.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  103. Olá!!!Estou terminando um curso de modelagem e tenho muitas dificuldades em entender a construção de calça feminina boy friend.Você poderia me dar uma ajuda.
    Também gostaria de adquirir o livro só saias.Como faço?
    Um abraço
    Chris Silvares

    ResponderExcluir
  104. Chris,
    Vide livros nos links, da Cultura, Luk Livros e Loja de Modelagem, na barra superior direita do blog.
    A calça boyfrente é a calça masculina - que tem o cós com a medida da sua cintura baixa.

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  105. oie cléo

    Nessa modelagem o cós pegaria encima da barriga?
    e a quantia que tenho que acrescentar ali eu não entendi, poderia me explicar.
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  106. Jéssica,
    Nessa modelagem a cintura é acima da barriga.
    Exite outro modelo com o cós abaixo da barriga.

    Na foto do blog, basta reposicionar a medida do gancho pessoal.
    Ex:
    Contorno do gancho da base reta na linha da cintura = 63 cm

    Contorno do gancho na medida pessoal= 72 cm
    Cáculo para o abertura
    72 - 63 = 9 cm
    Abertura no centro frente 9 cm


    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  107. Oi! Gostaria muito de fazer uma calça pantalona igual a que Helô da novela das nove está usando, a dela é uma amarela, achei linda! Estou tentando fazer alguma coisa de costura , mas tenho dificuldades pois moro na roça , mas conseguindo o molde eu animo. Você pode me ajudar?
    Aguardo notícias.
    Grande beijo.
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre professora,
      Vide Livro Tabelas de Medidas, pág. 88, ou livro MIB pág. 190. Na calça da Helo, as bases se tocam no ponto que está marcando 2 cm. Use a linha reta entre as duas laterias como sendo a nova lateral da calça. Ignore o que está acima do ponto A.
      Resumindo: a pantalona da Helô é a base da calça com as laterais retas.
      Bjs

      Sonia Duarte

      Excluir

modelagem.mib@gmail.com