Páginas

domingo, 25 de novembro de 2007

O blog da Iesa

A imprensa de moda do Brasil tem um forte nome carioca: Iesa Rodrigues. A jornalista, na estrada há 38 anos, é autora dos livros "O Rio que virou moda", "30 estilistas do Rio de Janeiro", "Decoração na medida certa" e "Luiza Brunet - uma mulher brasileira". Além de trabalhar como editora de moda da revista de Domingo e do Caderno B, ela encontra tempo para atualizar seu blog (de moda, é claro). Por isso, esse post é sobre ele. Lá, você fica sabendo sobre tendências, eventos e novidades. Visita obrigatória!

9 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Alexandra Sou formadad em Moda, estou desenvolvendo uma coleção de peças em tecido plano são calças, jaquetas, gostaria de mais informações ou indicações de literaturas que me auxiliem na contrução desses moldes, principalemte no que diz respeito a gancho e cava. Preciso tb de informações sobre como fazer uma tabela de medidas para a minha empresa. Já tenho o seu livro mas gostaria de mais dicas.

    ResponderExcluir
  2. Alexandra,
    Para criar suas medidas preferidas, vá primeiro ao gráfico da página 28 e escolha suas modificações. A partir daí construa as bases com as novas medidas (vide a introdução do capítulo bases), e siga o passo a passo na construção das bases.
    A calça você já traça com as medidas desejadas, as bases do método MIB são excelentes.
    Leia o livro com atenção que você consegue.
    Sempre que tiver dúvidas, faça pelo post ???Dúvidas
    Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail modelagem.mib@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. meu nome a Adriano, trabalho com modelagem industrial ( calça jeans)
    e estou com um problema em que apos fechamento do lateral uma perna fica torta e a outra não o que pode esta acontecendo e como resolvo isso
    desde já, muito obrigado
    abraço

    ResponderExcluir
  5. Adriano,
    Aposto que seu enfesto é manual. No enfesto manual, quando o jeans fica mais esticado em uma das ourelas, ao costurar a calça várias peças ficam com uma das costuras torcidas. No enfesto eletrônico isso naõ acontece. Vide livro SAIAS, pág. 41.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  6. olá meninas, tudo bem? Sempre terei uma dívida eterna com vces, os livros me ajudam muito, bem como o blog, obrigada pela dedicação e carinho prestadas a nós, especialmente as que tem pouco acesso a cursos. Então li no blog que proximo mib é de calças?? estou anciosa por ele!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eliane,
    Bom poder ajudá-la.
    O livro calças sairá neste ano.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  8. Oi! Já fiz as bases do livro MIB, a da blusa ficou ótima, perfeita! A minha dúvida é sobre a calça. Utilizando a base da calça, tentei fazer um modelo tipo skinny, então fiz como o modelo da calça jeans afunilando somente nas laterais, deixando a boca (barra) bem justa. O problema é que continuou muito, mas muito larga nas coxas e se eu tirasse mais na lateral (do quadril à barra) não conseguiria vestir por causa da boca. Gostaria de saber como proceder nessa situação...Obrigada, Sonia, aprendi muito com os seus livros e com o blog, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Vanessa,
    Para o tamanho mínimo da boca vide livro MIB pág. 23 - circunferência mínima de boca para calça sem abertura. Para fazer boca menor crie alguma abertura como: fecho, botões...
    Quanto a folga no quadril vista a prova da base e ajuste no corpo pela lateral.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir

cleobrodrigues@gmail.com;modelagem.mib@gmail.com