Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2008

Gradação de Moldes

Blusa




1- Definir as partes verticais, n.º 1,nº2 e nº3, que separadas são: decote, ombro e cava.

2-Definir as partes horizontais, n.º 4, que separadas são: altura da cava e centro costas.

3-Na proporção horizontal, de acordo com a tabela do método MIB, a medida horizontal do busto e da cintura aumenta ou dimunui 4 cm, que divididos por 4 resulta em 1 cm para cada quarta parte do molde. 








 







4- Aumentar 0,2 cm no decote, 0,3 cm no ombro, 0,5 na lateral, totalizando 1 cm na largura e 0,5 cm no meio da cava para aumentar o centro costas e a cava. 















5- Alinhar os papeis referentes a cada tamanho, afastando 0,2 cm entre eles no centro costas. Cortar o decote. 















6- Afastar cada papel 0,5 cm no centro costas .Cortar o ombro. (0,2 cm do decote + 0,3 cm do ombro = 0,5 cm). 















7- Afastar cada papel 1 cm no centro costas .Cortar a lateral. 
















   


8- Centralizar os moldes 0,5 cm no centro costas e na lateral nivelando pelo ombro.Cortar a cava. 

















9. Afastar 0,5 cm no centro costas, na lateral e no ombro. Cortar a cintura marcando a pence.



















Proporção da grade 









 




Grade 

24 comentários:

  1. Nossa esta explicação de voces é muito boa ,navegando pela internet achei este site fabuloso,, e assim que der vou adiquirir os materias com certeza,,parabens!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa esta explicação de voces é muito boa ,navegando pela internet achei este site fabuloso,, e assim que der vou adiquirir os materias com certeza,,parabens!!!!!!!

    Quinta-feira, Novembro 27, 2008

    ResponderExcluir
  3. Família Carlos,
    Adorei terem gostado.
    Obigada!
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  4. otima explicação! parabéns

    mas eu gostaria de saber como é a gradação de uma manga tbm.

    ResponderExcluir
  5. Mariana,
    Assim que possível será postado.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  6. No molde frente/blusa, a gradação horizontal no desenho aumenta 0,5cm , no texto fala em 1,0 cm por quarto de molde. Não entendi. Tem como explicar melhor?

    ResponderExcluir
  7. Labl,
    Vc está fazendo confusão: a linha horizontal define a folga vertical e vice-verso.
    leia mais adiante e vc verá que 1 cm é para a largura, definida no afastamento do decote, do ombro e da cava na lateral, totalizando 1 cm.
    bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  8. Olá! Por favor, gostaria de saber se essas regras de graduação também são válidas para blusas e saias em malha. Já que não tem pence imaginei se não seria só aumentar 3 ou 4cm em toda a volta do molde, aprendi assim em outro lugar... Está correto? Dá certo para malharia?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Estilo,
    As regras são as mesmas: qualquer tipo de roupa tem partes como o decote, a cava, o ombro...
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  10. Adorei ,a explicações, gostaria que vcs me esclarecesse uma duvida para para os tamanhos GG, EXG, EXXG, tem alguma mudança ou sigo o mesmo esquema. por favor me responda meu email é cmirineia@hotmail

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Milaca,

    Faça da mesma forma do blog. Vc também pode aumentar os acréscimos horizontais: No lugar de 1 cm, use 1,5 cm ou 2, 0 cm para aumentos maiores entre cada tamanho.
    Bjs,
    Sonia duarte

    ResponderExcluir
  13. Não entendi bem, para a graduação da frente eu uso estas mesmas medidas? Pois nesse molde do exemplo não fala sobre a frente do molde. Queria fazer uma peça e a frente e as costas tem recortes, não estou compreendendo como devo proceder! Me ajudem! Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Tuane,
    Repita todos os passos com os moldes das costas. A ampliação ou a redução são feitas após a peça aprovada, dessa forma, basta fazer as modificações nas mesmas proporções na frente e nas costas.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  15. Sonia querida, pelo que pude ver nos dois posts que você escreveu sobre gradação a gente não mexe nas pences, está correto? Eu sempre faço minha base pelo 40. Gradando a peça com o seu método mesmo chegando no tamanho 44 eu teria apenas aumento na largura e altura do modelo, a pence teria o mesmo tamanho?

    Obrigada!
    Elisa

    ResponderExcluir
  16. Sonia querida, pelo que pude ver nos dois posts que você escreveu sobre gradação a gente não mexe nas pences, está correto? Eu sempre faço minha base pelo 40. Gradando a peça com o seu método mesmo chegando no tamanho 44 eu teria apenas aumento na largura e altura do modelo, a pence teria o mesmo tamanho?

    Obrigada!
    Elisa

    ResponderExcluir
  17. Elisa,
    Seu pensamento está certo para as medidas de tabela industrial. Nas medidas pessoais as pences podem ser mais larga, mais estreita, mais longa, mais curta, dependendo da proporção entre o quadril, busto e cintura.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  18. Olá meninas!!! Fiquei numa dúvida cruel aqui...rs
    Seguinte, no primeiro passo defino as linhas a serem cortadas, recorto o molde e faço a separação das partes conforme a ilustração, depois disso redesenho o molde certo?! Chegando aqui já tenho o tamanho seguinte? Por exemplo: se minha base é P após esse processo de recorte,separação e redesenho já tenho o tamanho M? Desculpe a confusão, mas na hora de executar isso deu um nó aqui..rs
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. JESS, A forma que vc está fazendo é só para vc aprender. De preferência faça um treino com tamanho reduzido.
    Qd estiver bem treinada, passe para os passos movimentando e reposicionando os papéis de cada tamanho, juntos, e recortando uma extremidade de cada vez em cada movimento.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Então são dois processos diferentes que dão o mesmo resultado? E não etapas de um só processo de gradação? Desculpe, mas ainda não consegui entender, se para fazer a gradação movimentando os papés tenho necessáriamente que passar pela etapa de recorte e separação dos moldes ou se são duas formas diferentes de gradar os moldes.
    Desculpe a confusão e mais uma vez obrigada pela paciência e atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Jess,
    Basta vc fazer com a sobreposição dos papéis de todos os tamanhos juntos. Bom vc estudar primeiro cortando para não errar com os tamanhos todos juntos.. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Comprei os 2 livros seu e estou amando, mas porém eu não estou entendendo dois processos. por acaso são diferentes que dão o mesmo resultado? é isso mesmo?? Estou confusa . Já estudei, quebrei a cabeça aqui e resolvi perguntar. Me ajuda!?

    ResponderExcluir
  23. DRISS SEDUÇÃO.
    Qual é a sua dúvida?
    Bjs sonia duarte

    ResponderExcluir

modelagem.mib@gmail.com