Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Malha

 

Pergunta de:
Elaine Cristina
Como colocar o percentual da elasticidade de cada malha? 


Resposta: A partir das bases para tecido plano, construir as bases para malha, livro pág. 208,209 e 210 (4.ª edição). Essas bases são para malha com pouco elastano. Para malhas com peso e mais elastano,tipo viscolycra, reduza na altura no meio das cavas e no meio da lateral acima da cintura. 
Vide figura ao lado.

 





  
Para as demais variações de elastano
Traçar em um papel uma linha com 10 cm, dobrar a malha na horizontal ( perpendicular a ourela), marcar com alfinetes junto a dobra o espaço de 10 cm. Esticar a malha de forma moderada para estabelecer a medida que vai ultrapassar os 10 cm na linha do papel. Marcar no papel o ponto ultrapassado pela malha. Esse é o percentual de redução das bases. 

Vide imagens abaixo. 

No livro SAIAS, pag. 177, 178 e 179,vocês podem ver 0" Cálculo para Redução de Malha "e a construção da base em malha ,de uma forma bem bacana.

21 comentários:

  1. COSTURO MUITO BEM MAIS NA HORA DE TRABALHAR COM A MALHA SOU UM DESASTRE,POIS TENHO DIFICULDADE EM JUSTAMENTE CALCULAR O QUANTO TENHO QUE REDUZIR NO MAU MOLDE QUE É PARA TECIDO, ME ORIENTE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  2. Alba,
    Construa as bases vide livro MIB, pág. 28 e 29 em conjunto com as páginas 41,42,43 e 44.
    Construa as bases para malha, vide livro MIB, pág. 208, 209 e 210.
    Até aqui vc tem bases para tecido plano, sutiã ou modelos de blusas e vestidos com bojo e bases para malha.
    Continuando: vide livro MIB, pág. 212, 213 e 214, vc tem bases para calcinhas e maiôs.
    Continuando: livro MIB, pág. 220 e 221 vc tem bases para tops até a cintura e calças de ginástica.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  3. oi Sonia sou sua seguidora e adoro seu trabalho .Faço modelagens free e estou sempre procurando cursos. Vc ensina drapping, moulage. stou precisando fazer um curso urgente.Faço do meu jeito , mas gostaria de usar técnicas mais modernas. Um bjão aguardo seu post . Parabéns sempre.Fátima Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Fátima,
    Envie um e-mail com seu telefone para modelagem.mib@gmail.com
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  5. Ola cleo,admiro o seu trabalho sei que ele esta sendo de grande utilidade para muitas principiantes e tambem profissionais com experiencia no ramo.
    Apesar de não me identificar com moulaguem,preciso saber o básico,pois trabalho num curso de Moda .Me oriente a respeito deste curso especifico. Um abraço.Rosi.

    ResponderExcluir
  6. Rosi,
    Atualmente quem está dando aulas é a Valéria em jacarepaguá. no Rio de Janeiro. Entre em contato nos telefones: 21-3347-9108 / 21-8807-2026.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  7. Sonia, preciso esclarecer a elasticidade da malha quanto as medidas. Ex. se a malha tem elasticidade de 30% devo reduzir todas as medidas de circunferencia em 30%??? Entendi suas bases mas trabalho com o método do Senai e tenho duvidas quanto a construção de minhas bases.

    ResponderExcluir
  8. Rosana,
    30% de elasticidade só existe em tule e 2.ª pele, mas, se decidir por esta elasticidade, após as bases construidas, reduza na proporção, as medidas que ficarão sob pressão. Ex: os ombros sem manga não devem ser reduzidos, pois estão soltos nas cavas.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  9. olá,sou uma apaixonada por moda e gostaria,já fiz o curso basico de modelagem industrial pelo senai e preciso me aperfeçoa mais e gostaria de fazer um vestido de noiva no estilo sereia tomara que cai e com uma alça vindo por cima do tomara que cai partindo da cintura até ombro em flores de tecio se alguem pode me orientar me ajude amigas,alias adorei esse blog.Beijim.....

    ResponderExcluir
  10. Paloma,
    Envie o desenho ou a foto do vestido.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  11. Oi Cléo,trabalho como piloteira e tenho uma dúvida:nas peças de malha,o que deve ser feito para as medidas da peça corresponderem com as medidas do molde?Boa parte das peças "crescem".O problema está na modelagem ou na forma de costurar? Carol,Porto Alegre

    ResponderExcluir
  12. Carol,
    O problema está ma falta de redução dos moldes de acordo com a expansão na horizontal e na vertical das malhas.
    Vide livro SAIAS e no bolg o Marcador Malha, este que vc deixou o comentário.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  13. BOA NOITE MEU NOME E DOUGLAS CHIAINI ESTOU FAZENDO O 3º PERIODO DESINGNER DE MODA , ESTOU QUERENDO SABER QUAL A FUNÇÃO DE MEDIR A ELASTICIDADE DA MALHA E A FUNÇÃO DO FIO RETO NO MOLDE DA CALÇA... MEU E-MAIL SEGUE LOGO ABAIXO GOSTARIA DE PEDIR A GENTILEZA DE ME AJUDAR E-MAIL: dafmoniele@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Douglas,
    A elasticidade da malha tem a função de dar a proporção de redução das malhas para adequá-las ao corpo, dessa forma, reduza a mesma proporção nos lugares que devem ser ajustados no corpo, como o busto, a cintura...
    O fio bem aplicado no molde e também sobre o tecido, evita a costura torcida nas laterais e entrepernas de calças. Quem nunca teve uma caça jeans com a costura lateral torcida?

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  15. Ja tenho curso de modelagem e comprei os dois livros para me ajudar no calculo de reduçao em malha mas quero aprender a distribuir o resultado na minha modelgem.Por ex.quando der 20%,
    como dividir para o molde?

    ResponderExcluir
  16. oi Cleo porque não me respondeu ainda?

    ResponderExcluir
  17. Bia,
    A demora é devido a quantidade de e-mails a serem respondidos. Mas ainda hoje a Sonia Duarte vai tirar sua dúvida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Bia,
    A redução deve ser feita na cosntrução da base: use 20% na circunferência do busto, 15% na cintura e 5% no quadril.
    Dependendo do peso da malha e do volume do modelo reduza no comprimento da cava e da cintura.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  19. Olá. Trabalho com malha e adiquiri o livro MIB. Todos os moldes que eu via antes tinham os ombros das costas mais altos do que a frente, em relação á medida dos ombros até a cintura. Notei que na base do livro, frente e costas tem a mesma altura, ou eu entendi errado? Isso não inluencia no caimento da roupa? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Lazuli,
    As nossas bases em tecido plano têm os ombros diferentes. Nas bases em malha os ombros são igualados conforme livro MIB, Pág. 208 a 211.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  21. Obrigada pela atenção. Estou aprendendo muito com o livro. Bjo.

    ResponderExcluir

cleobrodrigues@gmail.com;modelagem.mib@gmail.com