Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vestido com Corselete e Saia Godê






Pedido de: Erica, Belo Horizonte - MG . Que tal a modelagem de um corselete ou corpete? Aqueles modelos que apertam para afinar a cintura.





 
Fig. 1

  


1-Traçar a frente do top com recorte vertical, livro MIB pág. 205. Alongar até a cintura.

2- Traçar as costas do top, livro MIB pág. 206. Alongar até a cintura.

3- Arrendondar os possíveis ângulos dos recortes.










Fig.2

4 - Traçar a saia do vestido a partir da soma da cintura do top, livro MIB pág. 180. 









Fig. 3
  Acabamento do Top

5- Cortar o forro duplo. 
6 - Unir todas as partes, que são: um corpo em tecido e dois corpos em forro. Abrir as costuras com o ferro sem achatar o busto - use uma toalha fina sobre o dedo para passar a costura do volume do busto. 
7 - Alinhave costura sobre costura pelos lados direitos, juntando os dois tops em tecido de forro. 

8- Faça pesponto duplo, na largura das barbatanas em cada recorte; recorte do busto, recorte lateral e recorte das costas. 

9- Corte as barbatanas - prefiro as de plásticos - em tamanhos que sejam menores 2 cm que os recortes. Aqueça as duas extremidades de cada barbatana, mergulhando logo em seguida em água gelada. Esse procedimento deixa as pontas das barbatanas arredondadas. 
10- Costure o forro (já duplo e com barbatanas) limpando o decote do top em tecido. Costure os corseletes juntos com a saia.

14 comentários:

  1. Cléo muito obriga vc me ajudou muito eu adorei esta modelagem e estava com duvidas de onde e como colocar as barbatanas vou fazer um vistido para minha sobrinha e mando fotos que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. metodos de modelagem,
    Que bom q vc gostou do Modelo de Corselete.
    Vamos adorar receber a foto do seu vestido.
    A Sonia Duarte ainda tem muito conhecimento para passar... Q bom que ela exite...E mais... Está disposta a fazer isso.
    Então, vamos aproveitar!!!
    Um grande beijo
    Cléo Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. boa noite Cleo/Sonia!
    quero fazer um vestido de top tipo corselet e saia tulipa,e cheguei a esta modelagem,mas eu quero um decote arredondado com dois recortes na frente.vcs poderiam mostrar-me o caminho?aproveitando:a base da minha saia e de duas pences,conforme livro de saias pag 70,devo aumentar 5 cm em cada pence e para traçar o molde faço dois recortes perpendiculares a bainha?desde ja agradeço Carla

    ResponderExcluir
  4. Carla,
    Vide o Marcador Corseletes.
    Quanto a saia tulipa com duas pences, você pode decidir de acordo com o volume desejado: 4 pregas com 5 cm, 2 em cada lado da frente; 4 pregas com 10 cm, 2 em cada lado da frente; 2 pregas com 5,10 ou 20 cm , 1 em cada lado da frente, dessa forma abra as duas pences e transforme em uma única prega de cada lado da frente.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  5. desculpe-me,mas qual marcador corselet?procurei nos livros e nao encontrei...e baseada nesta modelagem,nao consegui atraves da base do busto visualizar como fazer dois recortes no corpo do vestido,pode mostrar-me como fazer?obrigada pela atençao Carla

    ResponderExcluir
  6. (complementando)na pag 205 mib esta demonstrado como aqui,sera q consegui passar minha duvida? rs obrigada Carla

    ResponderExcluir
  7. aiai....queria tanto usar o modelito no fds....hehe

    ResponderExcluir
  8. Carla,
    Me referi ao marcador do blog que tem até mesmo o corselete feito sobre o traçado da pág. 205.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  9. entao,este corselet tem apenas um recorte,q e o recorte vertical do livro,eu gostaria de fazer o meu vestido com dois recortes verticais no corpo do vestido,e nao sei como fazer.obrigada pela paciencia e atençao Carla

    ResponderExcluir
  10. Carla,
    Coloque recortes onde desejar.O recorte principal, que modela o busto, é o do modelo. Quanto a outros recortes crie a vontade: horizontais, verticais, diagonais...
    Bjs
    Sonia daurte

    ResponderExcluir
  11. Olá, na verdade queria um conselho sobre esta área que estou descobrindo e adorando, ela compensa financeiramente e gostosa de fazer, minha família trabalha nessa área de confecção e estão muito bem mais não sei se é um caso aparte e gostaria de você me dissesse se é realmente uma área promissora.
    Muito obrigada e um enorme Beijo

    ResponderExcluir
  12. Nany,
    É uma carreira muito promissora para quem se capacita profissionalmente.Talvez não seja o caso de sua família, já que começaram em tempos de um mercado menos exigente.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  13. Olá!Sou uma leitora do blog, Tenho os 3 livros de molelagens MIB (MIB, Saias e agora adquiri Tabela de medidas). Mas tenho uma dúvida quanto a saia mullet, aquela que a frente é mais curta do q a parte de trás, com costuras nas laterais e no estilo godê e evasê. Se possível, gostaria deuma breve explicação. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  14. Vanessa,
    Vide livro SAIAS, pág 151, Coloque as costuras laterais na linha BF e use como o centro frente o ponto C. Essa é uma mullet godê inteiro.

    Vide livro SAIAS, pág. 68 e 69. Use como a frente.

    Vide livro SAIAS, pág. 136. Faça a modelagem com a medida da metade da cintura, pois essa parte será sómente as costas. Em BC da linha à direita do papel repita o mesmo comprimento e a mesma curva da lateral frente da saia evasê. Na linha BC, onde está a ourela do tecido, coloque o comprimento desejado no centro costas, junte a lateral da frente com a lateral das costas e faça a assimetria desejada como na linha B,H do Livro SAIAS da pág 153.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir

modelagem.mib@gmail.com