Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Aprendendo Modelagem

Pedido de: Elenice Oliveira
Estou escrevendo para agradecer as instruções. Fiz três vestidos e uma saia calça godê conforme os passos do livro. Ficaram ótimos. Não precisaram de ajustes. Fiz também a calça semibag, conforme instruções. Ficou novamente ótima, "não precisando de ajustes". Tenho seguido as instruções do livro e tudo fica perfeito, já apareceram varias pessoas me procurando para costurar, mas aindas fico com um pouco de medo, além de perceber que as costureiras estão escassas no mercado. Depois que me aposentei, procurei aqui em Jundiaí, cursos de costura, mas não gostei de nenhum. Queria aprender a costurar, para eu mesma fazer os moldes sem precisar de moldes prontos. Foi dificil aprender a ler seu livro, mas agora, já está bem facíl. Ainda não tenho o material de apoio, mas tenho uma regua francesa pequena com a qual faço as cavas e outras curvas pequenas. Assim que puder vou adquirir o livro de saias e o material de apoio. Tudo isso agradeço a Deus e a vocês, que têm me ajudado muito. Neste momento estou precisando fazer alguns vestidos de dança: corpo em corselete com manga bufante curta. O vestido é quase igual ao que você postou no blog, com a saia franzida, tipo vestido de noiva. Nunca costurei um corselete. Gostaria que me ajudassem com dicas, além de dar os passos da saia bem bufante. Deus Abençoe! 

Resposta: Construa a saia conforme o livro Saias, pág. 105 e 106. Use o comprimento da saia pronta da (fig.2, pág. 102). Ao costurar use o comprimento como cintura costurando no corselete. Dessa forma a saia fica bem bufante na cintura e menos rodada na bainha. Muitas vezes ao invés de postar os passos da modelagem eu levo o leitor a consultar os livros e construir sozinho a modelagem. Um único modelo geralmente é composto por vários exercícios de modelagem. O primeiro passo para modelar é juntar as bases blusa com ou sem tranferência de pence (depende do modelo), com as bases saia. Sobre a junção das bases, blusa e saia, tem-se o contorno do corpo. Após o contorno do corpo definido e a contrução das bases feitas nas medidas da tabela ou nas medidas pessoais, acrescenta-se a folga em toda a lateral. Eis que surge a silhueta do modelo. A partir da silhueta pronta o modelo pode ser: decotado, cavado, pregueado, drapeado, transpassado... Outra opção é construir o modelo desejado de blusa e o modelo desejado de saia para só então juntar a parte de cima (blusa) com a parte de baixo (saia) deixando a junção saia e blusa em perfeita harmonia.

Exemplo de Modelagem 

 
        Modelo    
                                                                                           Fig. 1 

1- Fazer a modelagem da saia envelope, livro MIB, pág. 168 e 169 ou livro SAIAS, pág. 84 e 85.
 

2- Colar o molde frente da saia envelope, sobre outro papel. Estender a linha do C.F. (Centro Frente) da cintura para cima.

3- Apoiar a base da frente da blusa, nivelando pelo ponto centro frente / cintura do molde da saia envelope.

4- Traçar a base frente da blusa, transferindo a pence para a lateral o tanto quanto for necessário, até que sobre na cintura a mesma largura da pence da saia, deixando as pences niveladas.

5- Fazer sobre a base frente, já encaixada no molde da saia envelope, o exercício do livro MIB, pág. 98. Leve o ponto D - do livro- até o transpasse da saia.

Obs: a linha do decote B/D pode ser curva.

6 - Costas do vestido - Apoiar a base das costas da blusa, sobre a base das costas da saia.

7- Se desejar: dê folga nas laterais, modifique o comprimento as cavas e os ombros... 


Moldes Prontos 


82 comentários:

  1. boa noite, Sônia eu gostaria que postasse a explicação de um modelo de vestido trapézio tipo regata..só para eu tirar uma dúvida desde já muito obrigada...bjs e FELIZ ANO NOVO

    ResponderExcluir
  2. Iris,
    Veja o Post do Vestido Trapézio tipo Regata.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia comprei seu livro e estou amando.Gostaria de saber como tranfiro 1/4 da pence para a cava?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sandra,

    Marque a pence da cintura com 3 tracinhos para dividi-la em 4 partes iguais. Trace a base do lado direito da pence da cintura até o ponto desejado na cava, marque o papel com um tracinho. Faça esta mesma marcação na base. Segure o ápice da pence com a ponta de um lápis e gire a base até o 1º( dos 3 ) tracinho da pence da cintura sobrepor o lado direito da pence.
    Complete o traçado da base do tracinho feito na cava até o lado esquerdo da pence na cintura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. eu comprei seoluvro e esta mi achdando bastante mas eu gostaria de ver como posso fazer um quimono como fasso uma modelagen de bone

    ResponderExcluir
  7. Sirlene,
    Envie os modelos.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  8. Olá Sônia , sou designer de moda e adoro desenhar roupas ,no intuito de saber como construir minhas criações , fiz o curso de modelagem no senac ,porém ainda tenho muitas dúvidas e muito medo de errar , e acho que fico limitando minha criatividade , pois só quero desenhar aquilo que sei que posso fazer a modelagem, vc acha que dá certo o designer modelar suas própias criações ? ou tem que ser cada um no seu lugar.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Sônia , tenho feito minhas peças piloto em algodão cru , é isso mesmo ou temos que arriscar no tecido oficial ?
    bjs e parabéns pelo blog .

    ResponderExcluir
  10. Jeanne,
    Dependendo do perfil da sua empresa, a divisão de tarefas sempre agiliza a produção, o que não significa vc ficar excluida da modelagem. Faça-a nas horas vagas.
    Geralmente a prova de roupa é feita em tela (algodão cru) ou em tecido similar com preço acessível.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  11. boa noite,Sônia poderia postar a explicaçâo da calça de cintura baixa..tipo quantos cms desce nas laterais e no meio F e C nos tamanhos P,M,G e GG....obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  12. Iris,
    Meça da linha da cintura para baixo o quanto deseja descer a cintura na frente e nas costas. Compare com seu corpo. As laterais são a diferença entre as duas medidas. Ex: c.f. descido 10 cm e c.c. descido 4 cm, 10 menos 4 = 6 cm, essa é a medida nas laterais.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  13. Adquirir seu livro MIB.É muito bom! Parabens! sou iniciante na costura e modelagem e me surgiu uma dúvida.Ao tentar traçar o molde de calça, usando as minhas medidas conforme instruções do livro, as cinturas F C com pences ultrapassou o retangulo AE AF porque? se minha cintura é menor que meu quadril? onde errei? Obr. Solange

    ResponderExcluir
  14. Solange,
    Impossível! Conforme pág, 187, n.º 4, o quadril é dividido por 4 e o cálculo para a medida da cintura é: cintura dividida por 4, menos 0,5 cm para as costas e cintura dividida por 4 mais 0,5 cm para a frente, somadas as larguras das pences de 3 cm para as costas e 2 cm para a frente.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  15. Oi Cleo! muito obrigada por ter respondido ao meu comentário!
    Pois é! não sei aonde estou errando! Na medida da cintura devo acrescentar a pence? é assim que estou fazendo e ultrapassa o retangulo AE AF.
    Feliz natal
    Solange

    ResponderExcluir
  16. Solange,
    Envie a medida da circunferência da cintura e do quadril.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, inicialmente obrigada pela sua atenção!
    Atendendo a sua solicitação, minha cintura tem 98 cm e quadril 104.
    Bjs
    Solange

    ResponderExcluir
  18. Solange,
    Pelas medidas enviadas, acho que vc mediu a cintura baixa invés da cintura no lugar do corpo.
    Para as medidas enviadas, sugiro que vc coloque o quadril 106 e calcule na pág. 187.

    N.º 4 - Quadril 106 dividido por 4 = 26,5 cm
    N.º 7 - Descartar
    N.º 8 - MO = Cintura costas 24 + 2 pence = 26 cm
    N.º 9 - FN = Cintura frente 25 +1 de pence = 26 cm

    Havendo dúvidas envie seu telefone,
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  19. Oi Sonia, realmente usei a medida da cintura baixa, por isso não deu certo né? (Ai jesus viajei!!!!) com as orientações que vc me deu conseguir fazer o molde ( fiz um macacao de viscolycra) Muitissimo obrigada pela sua atenção! adorei!
    Bjs Solange

    ResponderExcluir
  20. Olá Sônia, meu nome é Daniela, moro em Jandira-SP e quero aprender a modelar. Fiz um curso gratuito de modelagem básica no Senai-Jandira onde aprendi somente a traçar as bases. Como por enquanto não posso pagar pelo curso avançado, adquiri seu livro recentemente e comecei a estudá-lo.E aí surgiram algumas dúvidas.Então estou postando para pedir o favor de me ajudar se possível. A primeira delas é a respeito da tranferência das pences, na pág. 49 vi que a pence pode ser transferida para qualquer lugar de acordo com as letras que as indicam, mas o que não entendi foi que principalmente nas pences D,E,C e B não tenho uma referência de medida para traçá-las pois os exercícios das pences só me dizem para riscar a base como mostra o desenho sendo que eu sei de onde elas partem, mas não tenho parâmetros de medida para onde elas terminam.
    Gostaria que me ajudasse com alguma explicação.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Daniela,
    Sempre que for transferir pences marque um tracinho com lápis sobre a base para que possa reproduzí-lo após girar a base sobre o papel. Na pence C, risque na base + ou - o meio do decote. Na pence D risque na base + ou - o meio da cava, e assim por diante.
    Não esqueça de marcar com um tracinho no papel a direção da perna direita da pence da cintura (direita da sua mão) na linha da cintura.
    Estas transferências de pences são apenas algumas sugestões. Tente fazer as pences criativas das pág. 63 até 67.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Sônia!
    Aí vai mais uma:
    Nos exercícios de transferência de pence, paginas 50 em diante, no molde pronto a pence da cintura não aparece no desenho, então ela deixou de existir ou está apenas fechada?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  23. Daniela,
    Na pág. 50 até a pág. 59, a pence da cintura foi transferida para o novo ponto definido pelo livro.
    Na pág. 60 a 62, a pence da cintura está dividida em dois outros pontos definidos pelo modelo.
    Na pág. 63, o modelo 1 foi trabalhado sobre a pence de n.º 9 da pág. 60 e os novos pontos foram definidos pelo afastamento do ápice e o retraçado em curva.
    E assim por diante.
    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  24. Obrigada mais uma vez Sônia. Vou continuar fazendo os exercícios e espero não precisar mais te amolar.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  25. No livro MIB TEM alguns modelos de blusas com mangas sem a transferência de 1/4 da pence para a cava,gostaria de saber qdo.devemos realmente transferir a pence para a cava.obrigada!

    ResponderExcluir
  26. Sexta-feira, Fevereiro 25, 2011

    Letícia Cristina disse...
    No livro MIB TEM alguns modelos de blusas com mangas sem a transferência de 1/4 da pence para a cava,gostaria de saber qdo.devemos realmente transferir a pence para a cava.obrigada!


    Leticia,
    Toda roupa com manga deve ter um quarto da pence transferida para a cava. Havendo um recorte princesa que acabe na cava, essa cava deve conter, um quarto da pence, mais meia pence para o recorte.
    Essa dica faz com q a roupa nao fique empinando na frente.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada pela resposta.Então além da pence de 1/4 na cava devo colocar mais 1/2 na lateral, apenas nos recortes princesa,senão transferir apenas 1/4 para a cava?E gostaria de saber porque os modelos das pgs.137,139,144,118,e 94 são modelos com mangas e não foram transferido 1/4 da pence para a cava.Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. acho que agora que eu entendi que 1/4 da pence e 1/2 pence devem ser colacadas na cava para o recorte princesa.É isso mesmo?agora gostaria de saber sobre a minha outra dúvida,do comentário anterior sobre as modelagens do livro.Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Letícia Cristina disse...
    Obrigada pela resposta.Então além da pence de 1/4 na cava devo colocar mais 1/2 na lateral, apenas nos recortes princesa,senão transferir apenas 1/4 para a cava?E gostaria de saber porque os modelos das pgs.137,139,144,118,e 94 são modelos com mangas e não foram transferido 1/4 da pence para a cava.Obrigada.


    Leticia,
    O livro MIB contem poucas modelagens e muitos exercicios. O nosso objetivo foi mostrar os exercicios, que se juntados ou misturados, formam os modelos. Depois das primeiras mangas pensavamos ter deixado claro que ja teriam entendido a questao da pence - transferida para a cava, apenas para acomodar melhor a manga. Concordo plenamente com seus questionamentos, mas, o livro MIB, nao tera mais correcoes e essas questoes serao ricamente detalhadas nas outras obras

    ResponderExcluir
  30. Obrigada Sônia.Por favor dava para vôce me explicar como eu faço para modelar um vestido tubinho com pence no busto e duas pences na cintura usando método MIB?Deste já agradeço!

    ResponderExcluir
  31. comprei o livro saias e o livro mib e adorei.

    ResponderExcluir
  32. marli disse...
    Obrigada Sônia.Por favor dava para vôce me explicar como eu faço para modelar um vestido tubinho com pence no busto e duas pences na cintura usando método MIB?Deste já agradeço!

    MARLI,
    Faca conforme livro MIB, pag.73, menos os itens 7 e 10 e pag. 75. Alongue a linha CD ate o comprimento desejado. Cave e decote como desejar ou de acordo com os itens 5, 6,8, 9, 10 e 11 da pag. 79.
    bjs

    ResponderExcluir
  33. Obrigada pela resposta.DAVA PRA VOCE ME EXPLICAR SE PARA COLOCAR PENCE NO OMBRO DAS COSTAS É NECESSÁRIO AUMENTAR O OMBRO E DESCER A CAVA?OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  34. marli disse...
    Obrigada pela resposta.DAVA PRA VOCE ME EXPLICAR SE PARA COLOCAR PENCE NO OMBRO DAS COSTAS É NECESSÁRIO AUMENTAR O OMBRO E DESCER A CAVA?OBRIGADA!

    Marli,
    Crie os 3 pontos da pence no ombro das costas e afaste alongando o ombro na mesma largura e no mesmo comprimento da pence.
    bjs

    ResponderExcluir
  35. Por favor,em uma blusa com manga e pence no busto,tenho que transferir 1/4 da pence para a cava e mais 1/2 pence para o busto?

    ResponderExcluir
  36. marli disse...
    Por favor,em uma blusa com manga e pence no busto,tenho que transferir 1/4 da pence para a cava e mais 1/2 pence para o busto?

    marli,
    Quanto a pence da cava sim, quanto a pence da cintura, coloque-a na medida que vc desejar. Geralmente eu coloco 2cm de largura na linha da cintura. Finalizo com 2 a 3cm abaixo do ápice e 11 a 13 abaixo da cintura.
    bjs

    ResponderExcluir
  37. mas e quanto a pence do busto,qto.devo deixar sendo que já terei transferido 1/4 para a cava?

    ResponderExcluir
  38. mas e quanto a pence do busto,qto.devo deixar sendo que já terei transferido 1/4 para a cava?

    Marli,
    Na lateral pode ser de 1/4 a meia pence. A pence é muito criativa, vc pode usar o quanto quiser e no lugar que quiser( desde q sempre apontando em direção ao busto) e só não pode ultrapassar o tamanho dela inteira.
    Vamos conferir: vc já usou 1/4 na cava, 1/2 na lateral e o que sobrou provavelmente será o 1/4 restante.
    bjs

    ResponderExcluir
  39. Por favor Sônia dava pra vc me explicar a modelagem desta saia?Tenho o livro MIB e saias mas ainda estou com dúvidas.Obrigada!

    http://img842.imageshack.us/img842/9526/69629165.jpg

    ResponderExcluir
  40. Sônia, por favor,posso transferir 1/2 da pence para a lateral(busto) e deixar a cintura sem pence,deixando reto da cava até a cintura,pois a blusa é larga na cintura? OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  41. Letícia,
    Faça conforme a saia com doze panos, livro SAIAS, pág. 111, mas, o modelo da foto tem no máximo cinco panos. No lugar dos ângulos que dão movimento a saia, faça curvas. Em uma das curvas faça a abertura para os botões.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  42. Marli,
    Pode sim.
    No livro MIB, pág.75, fig.1 em AB, coloque a medida desejada, maior ou menor.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela resposta.Me explique por favor como que eu meço a largura da frente, e como faço para mim colocar pence no ombro das costas?MUITO OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir
  44. Marli,
    A largura da frente é a medida da circunferência do busto dividido por 4 = x
    Menos 1 cm = busto costas
    Mais 2 cm = busto frente.

    Quanto a pence no ombro, basta acrescentar 0,5 cm no comprimento do ombro, na direção da cava e o comprimento da pence com 7 cm.

    Se continuar com a dúvida mande seu e-mail para: modelagem.mib@gmail.com que eu envio gráfico para vc.

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  45. Obrigada Cléo,mas no livro MIB as medidas no IJ e no KPQ estão diferentes dos 2cm a mais que temos que deixar da medida do busto dividida por 4 que vc falou.Por favor dava pra vc me explicar?Mandei meu email pra vc me mandar o gráfico da pence do ombro.MUITO OBRIGADA E DESCULPE-ME PELA INSISTÊNCIA.

    ResponderExcluir
  46. Marli,
    IJ = Medida do Busto divido por 4.

    Ex: Tamanho 40
    88 dividido por 4 = 22 cm
    Menos 1 cm = 21, bustos costas
    Mais + 2 cm = 23, bustos frente

    IJ costas = 21 cm
    IJ costas = 23 cm

    KPL = É a medida de IJ mais 0,5 cm = 23,5 cm


    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  47. MUITO OBRIGADA.Fiz meu molde e o ombro das costas ficou maior que o ombro da frente,e a medida da cintura na BASE COSTAS ultrapassou a medida do IJ.POR FAVOR o que eu faço? Tenho dúvidas porque fiz apenas um curso básico de costura onde aprendi a usar os moldes prontos,mas depois que conheci seus livros,entendi como realmente se faz uma roupa e estou apaixonada pelo método.OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  48. LETÍCIA,
    FAÇA O ACERTO IGUALANDO AS MEDIDAS DOS OMBROS PELAS CAVAS.

    QUANTO A MEDIDA DA CINTURA, REDUZA NA LATERAL ESQUERDA DA PENCE ATÉ QUE A CINTURA FIQUE COM A MEDIDA ADEQUADA.

    EU TERIA MAIS FUNDAMENTOS PARA SUAS DÚVIDAS SE VC FOTOGRAFASSE A MODELAGEM E ENVIASSE JUNTO COM AS MEDIDAS POR E-MAIL PARA MODELAGEM.MIB@GMAIL.COM

    BJS,
    SONIA DUARTE

    ResponderExcluir
  49. Eu ainda não tenho o modelo,apenas estou desenhando com as medidas da minha filha,que é IJ(19,5)e cintura (19)já dividido as duas medidas por 4. Reduzi a pence do lado esquerdo,mas e a do lado direito da pence oque eu faço,pois de qualquer jeito saiu da medida IJ.Dava pra vç colocar uma imagem explicando?E também ensinando como dobrar a pence e passar a carretilha nela?OBRIGADA!!!!!!

    ResponderExcluir
  50. Letícia Cristina,
    Enviei para o meu e-mail - cleobrodrigues@gmail.com - a circunferência total do busto e da cintura que te explico através de um gráfico.
    bjs

    ResponderExcluir
  51. POR FAVOR,FIZ A MODELAGEM DA CALÇA CONFORME MIB,MAS A MEDIDA DA CINTURA FRNTE E COSTAS ULTRAPASSOU A LINHA DO MEIO(AD).A MEDIDA DA CINTURA É 96CM E DO QUADRIL DE 106CM.O QUE FAZER?

    ResponderExcluir
  52. Marli,
    Faça a pence da frente com 1 cm de largura.

    Cintura frente 24,5 cm + 1 cm de pence = 25,5 cm, menor que o quadril que é 26,5 cm.


    Não faça EM na base costas (nº 7 pág. 187).

    Faça a pence das costas com 2 cm de largura.

    EO= cintura das costas, 23,5 cm + 2cm de pence = 25,5 cm, menor que o quadril que é 26,5 cm.

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  53. OBRIGADA PELA RESPOSTA.E NA SAIA COMO EU FAÇO,PORQUE TAMBÉM ULTRAPASSOU A LINHA DO MEIO?OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  54. LETICIA CRISTINA,

    Reduza as pences frente e costas nas mesmas proporçōes feitas na blusa.

    bjs

    ResponderExcluir
  55. Por favor,dava pra vc.me disser quais os tecidos de baixa,média e alta elasticidade,e se a base p/saias de malha(pg.179)do livro SAIAS pode ser cortada em qualquer tipo de malha?OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Por favor,dava pra vc.me disser quais os tecidos de baixa,média e alta elasticidade,e se a base p/saias de malha(pg.179)do livro SAIAS pode ser cortada em qualquer tipo de malha?OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  57. Por favor,como se mede o nível do gancho(AD)NA CALÇA PG.187,POIS A CORTEI EM UM FORRO E O GANCHO FICOU MUITO COMPRIDO.E NA CINTURA POSSO COLOCAR ELÁSTICO OU CÓS?

    ResponderExcluir
  58. Leticia,
    A base do livro é baseada no tamanho 40. Construa ou encomende uma base no tamanho desejado para transformá-la em base para malha.
    Essa base serve para qualquer malha, já que a saia não pode ser muito justa nos quadris, caso contrário, a saia fica subindo em direção à cintura.
    Eu conheço os tecido pelo percentual de eslastano no qual vc faz as reduçōes para desenvolver a modelagem.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  59. Marli,
    Logo abaixo do titulo Base de Calça da pág. 187 está escrito: ver tabela pág. 30.

    Estude como tirar medidas da pág.19 a pág.24.

    Veja também as referências para nível do cotovelo, largura do punho e construção de bases calças na pág. 30.

    A base calça e saia sāo construidas com a cintura no lugar do corpo, que muitos jovens chamam de cintura alta. Mas, não é.

    Bases representam o corpo. Ao construir a modelagem, ou seja representar o modelo sobre as bases, sobe-se ou desce-se a cintura, vide pág. 194, n. 3 - AB.

    Veja também pág. 189, 190 a calça com cadaço ou eslático. No exemplo a cintura está no lugar, mas vc pode descer o tanto quanto desejar e depois criar o espaço para a parte que vai conter o elástico para franzir.
    Vide livro SAIAS, pág. 126, baixar e subir a cintura.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  60. obrigada pela resposta,mas só não entendi se o nível do gancho(ad) é medida com a pessoa sentada medindo-se a distância da cintura ao assento ou é medida passando o cm. por entre as pernas da cintura da frente a das costas.Desculpa por tantas dúvidas.MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
  61. Letícia,
    A medida do nível do gancho é tirada , com a pessoa sentada em ângulo reto, com uma régua meça do banco até altura da cintura sem contornar o corpo.

    A medida do contorno do gancho é para conferir depois das bases prontas. Acrescentando ou diminuindo de acordo com a medida pessoal do contorno do gancho, subindo ou descendo a cintura.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  62. Obrigada.Por favor gostaria de saber SE PARA FORRAR UMA ROUPA DEVEMOS CORTAR O FORRO UM POUCO MAIOR QUE O MOLDE DA ROUPA OU DO MESMO TAMANHO?OBRIGADA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  63. Marli,
    Nas roupas justas deixe o forro mais folgado 0,5cm em cada quarta parte das laterais. Se o forro for preso na bainha deixe 2,0cm de folga no comprimento. Em roupas largas deixe no mesmo tamanho da casca ( como eu chamo a parte de fora de uma roupa).

    ResponderExcluir
  64. boa tarde sônia gostaria de saber se vc pode dar dicas ou postar algum video na you tube sobre bons acamentos em roupas,há eu tenho o seu livro sou iniciante preciso de algumas explicação vc pode me ajudar.estou enviando o meu email danydachina@hotmail.com estou anciosa grata Daniele.
    Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
  65. olá sônia preciso de algumas dicas de um bom acabamentos em vestidos, blusas e saias será que vc pode me ajuda, se for possível envie um email para mim danydachina@hotmail.com sou de Sergipe.
    beijos

    ResponderExcluir
  66. A Arte em Alta,
    Os acabamentos são de acordo com o modelo. Envie um modelo, só assim eu posso dar as dicas dos acabamentos.
    Lembre-se antes de modelar os tipos de acabamentos devem ser definidos.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  67. Oi Cleo! Como evitar que uma saia godê fique com as costuras das laterais repuxando?

    Desde já muito obrigada
    Bjs, Solange

    ResponderExcluir
  68. TeceArte,
    Vide livro SAIAS, pág. 37 ou no blog o post Fio enviesado.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  69. Oi Cleo, estou fazendo a minha base de manga como vc explica na pág 119 porém estou com dúvida de quanto pode ser a folga entre a cava da frente e costa? E essa baseserve tanto para tecido plano como malha?
    Desde já agradeço pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possibilidades Universais,

      A folga varia muito. Bom que fique enentre 1 e 3 cm. embeba a curva da cabeça da manga para encaixa-la na blusa.
      Essa é unica costrução para manga, até mesmo em malha.
      Com a soma das cavas do corpo de malha construa uma nova manga para malha.


      Bjs

      Sonia Duarte

      Excluir
  70. boa tarde Sonia
    Gostaria de saber como fazer um reco, rte no casaco a partir da cava, mas não na metade, uns 5cm mais ou menos a partir do busto, não sei se me fiz entender rsrs
    devo transferir a pence da cintura para o recorte?

    ResponderExcluir
  71. Helena,
    Vide livro MIB, pág. 77 a 78. Faça exatamente como no livro. Coloque o recorte acima no ponto desejado.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde,

    comecei a praticar modelagem através do seu livro MIB e tive dificuldade na localização da medida chamada de ´largura da frente´que pede no item AC e IJ. Na página 19 não consegui identificá-la com as medidas informadas. Poderia por favor me dizer que medida é essa.

    ResponderExcluir
  73. Então pelo que entendi, a largura da frente é a circunferência do busto dividido por quatro, mais(+) meio centímetro no caso do molde base da frente. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
  74. Daniela - Jandira,
    AC = Distância entre os ombros, veja na página 22, do livro MIB, ou na pág.106, do livro Tabelas de Medidas, a forma de como tirar essa medida ( a fita é até a linha da cava,no corpo. Não sobreponha os braços)

    IJ = Largura da frente = busto frente - vide livro MIB, pág. 21, ou o livro, tabelas de de Medidas, pág. 105, e veja como tirar essa medida.
    Circunferência do busto divida por 4 = resultado
    mais 1 cm busto frente
    menos 1 cm busto costas
    Vide Cálculo no livro Tabelas de Medidas, página 110.,
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  75. Daniela - Jandira,
    Seu raciocínio está certo, sendo que é mais 1 cm e menos 1 cm.
    Eu alterei o comentário anterior, pois tinha colocado o cálculo para cintura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  76. Sonia, tenho seu livro MIB e estou com uma dúvida ao traçar o molde tamanho 14 onde pela tabela base manga infantil da uma explicação que não estou consguindo decifrar. Pode me explicar?CD/CE= cava da frente+cava das costas dividido por 4 x 3/2 como faço esta conta? se a cava frente e costa total em 33,2? Obrigada

    ResponderExcluir
  77. Sonia, tenho seu livro MIB e estou com uma dúvida ao traçar o molde tamanho 14 onde pela tabela base manga infantil da uma explicação que não estou consguindo decifrar. Pode me explicar?CD/CE= cava da frente+cava das costas dividido por 4 x 3/2 como faço esta conta? se a cava frente e costa total em 33,2? Obrigada

    ResponderExcluir
  78. Rosi,

    Some o contorno da cava das costas com o contorno da cava da frente e obtenha um valor total que é a soma das cavas.Exemplo: a cava das costas tem 20cm e a cava da frente tem 22cm, que somadas é igual a 42cm. Divida 42 por 4 que resulta em 10,5cm. Multiplique 10,5 por 3, que é igual a 31,5cm e por íltimo divida 31,5 por 2 que é igual a 15,7. Essa é a medida de C até D e de C até E. espero ter ajudado

    ResponderExcluir

modelagem.mib@gmail.com