Páginas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Revista manequim - Editora Abril - Dezembro de 2009 - Pág. 34


Profissão Modelista/ Para pensar
Muito interessante a matéria sobre o trabalho dos modelistas. Acho que esta iniciativa da Manequim, ao abordar o tema, foi o passo inicial no rumo à uma maior valorização da modelagem dentro do processo de confecção do vestuário. Seria justo que a construção da roupa, que poderíamos chamar também de "edificação" para o corpo ou sobre o corpo, passasse a ter a chancela dos modelistas, que atuam como autênticos engenheiros responsáveis pela execução das obras criadas pelos designers de moda.

Penso que da mesma forma com que, ao publicarmos textos ou fotos de escritores ou fotógrafos, usamos mencionar suas autorias, deveríamos ter a mesma preocupação em dar créditos aos profissionais responsáveis por dar forma às roupas ou obras de arte. Afinal, o que seria dos estilistas se não fossem os modelistas e o que seria dos escultores se não fossem os fundidores e marceneiros???

7 comentários:

  1. Concordo plenamente!!! O modelista é a peça chave na indústria da moda, principalmente porque o caimento impecável das roupas é essencial!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta matéria! Realmente somos uma peça chave na cadeia têxtil e devemos ser valorizados!
    Parabéns a revista Manequim, ao blog, e a todos nós modelistas (ou melhor, "engenheiros da moda"!)

    ResponderExcluir
  3. olá Sonia, onde faço um curso de modelagem infantil? vc oferece este curso? tenho seus livros, mas minha intenção é a modelagem infantil.
    Aguardo contato
    Grata
    Claudia
    meu e-mail: atendcomercial@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa reportagem valorizando nossa profissão. Bem abordada, feita realmente por quem entende da necessidade de um(a) modelista na indústria de confecção do vestuário.
    Cléo, gostaria de saber qual o percentual de encolhimento que deve ser acrescentado na modelagem de jeans, para que se possa fazer a lavagem sem preocupação da perda do tamanho construido.
    Obrigada pela atenção e parabéns por este Blogger.

    ResponderExcluir
  5. Fátima,
    Atualmente as fábricas informam o fator de encolhimento do tecido, caso contrario faça o teste do cozimento:
    Corte um quadrado de 10 X 10 cm, marque o fio, mergulhe em água fervente por 2 hs. Depois veja quantos cetímetros encolheu na largura e no comprimento. Multiplique por 10, esse é o aumento que vai ser feito nos moldes.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  6. Concordo que modelagem não difere da projeto de um arquiteto. Sou Arquiteta a atualmente entrei num curso de corte e costura, pretendo fazer curso de modelagem também!

    ResponderExcluir
  7. Alinnes,
    Com frequência tenho alunos arquitetos.Adoro. Eles têm a visão espacial desenvolvida e dominam com rapidez a construção da roupa.

    Bjs

    ResponderExcluir

modelagem.mib@gmail.com