Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Missão do Blog

Dar suporte aos leitores que se dedicam à Arte da Modelagem

Tenho percebido que o comportamento de alguns leitores tem sido buscar facilidades sem antes pesquisar, ler com muita atenção, reler, fazer, repetir... só assim se aprende. A falta de esforço não leva a nenhum apredizado e desta forma deixa descaracterizado o objetivo do nosso blog, que é o treinamento para facilitar o trabalho de quem já está no mercado e ajudar na formação dos futuros profissionais de modelagem. A didática das nossas postagens é única e exclusivamente voltada para complementar os passos iniciais dos livros além de dar dicas de acabamentos e afins.

Antes de postar um comentário verifiquem se a resposta já faz parte do site; se as bases já foram construídas com precisão; se a partir das bases para tecidos planos foram construídas as bases para malha, para maiô, calcinhas, calças e tops bem ajustados em malha.

Leiam com muita atenção os posts Torne-se uma Modelista Através dos Livros MIB Aprendendo Modelagem. Percebam que partindo do recorte de ombro ou do recorte princesa surgem modelos de paletós, todos os tipos de casacos e alguns vestidos, desde que tenham as folgas adequadas. Tenham sempre bom senso quando estiverem modelando. Pensem em corpo e nos movimentos do corpo com o olhar voltado para a ergonomia (estudo dos movimentos para o conforto no uso das roupas). Observem que partindo das dicas do camisão surgem as batas e as peças bem largas.

Façam e refaçam os exercícios dos livros para que as técnicas fiquem memorizadas e todos consigam caminhar sozinhos.

29 comentários:

  1. Olá,

    Concordo plenamente com seus comentários, ministro aulas de corte e costura, e percebo cada vez mais que os alunos não leem o material da aula, querem tudo pronto, qualquer dificuldade é motivo para avaliar de foema negativa a didática do professor, defendo que o aprendizado é uma via de mão dupla (professor versus aluno e é claro aluno versus professor)....
    temos que aprender a ler....
    Faço pesquisas constantemente sobre modelagem....tenho um acervo razoável....mas para tais aquisições foi preciso tempo e dedicação.....
    Boa sorte a todos......
    Edna Maia

    ResponderExcluir
  2. Edna,
    Obrigada pelo apoio, mas eu ainda tenho esperança de que com carinho e exigência vamos domar essas futuras feras.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    sou sua fã,tenho os livros mib,e mib saias,gostaria de saber se tem alguma diferença entre o mib que adquiri em 2004 e o mais recente?
    gostaria de saber se tens algum exemplo de graduação de algumas peças para eu graduar no cad e se pretendes lançar alguns ensinamentos nessa parte de modelar egraduar no cad,eu uso o audaces e gostaria de ter algumas dicas!

    obrigada.
    MeriHelen

    ResponderExcluir
  4. Mari Halen,
    Todas as edições do livro Mib têm quase o mesmo conteúdo com pequenas modificações de texto, entretanto em julho vai sair a nova edição muito mais completa ( essa vai arrebentar).
    Quanto a gradação veja a deste site que é completa.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ola Sonia,
    Infelizmente so agora encontrei o seu blog e pude por primeira vez saber o que esta acontecendo na area de modelagen no Brasil.Moro em Nova York a 20 anos trabalho no ramo aqui mas infelizmente nao tenho contato com profissionais da moda no Brasil.
    Estou super contente de ter descoberto todos voces.
    Felicidades com o trabalho que voce esta desenvolvendo.
    Fantastico, adorei.
    estarei de agora em adiante um fa deste blog.
    E claro quero comprar o livro. Apesar de ser profissional ha anos,quero me informar sobre o desenvolvimento da profissao no Brasil

    Um abraco,
    Eduardo

    ResponderExcluir
  6. Eduardo,
    Entre nos links da cultura ou da Luk Livros ao lado superior direito do blog.
    Vire seguidor do blog e acompanhe as postagens.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  7. Estou aprendendo a costurar por hobbie. E o hobbie é exatamente o "aprender" e não o produto pronto.
    Concordo plenamente com o q disse no post.

    www.aprendizesdacostura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gley,
    Que bom que vc entendeu! Alguns leitores querem tudo pronto. As postagens com as modelagens são presentinhos para eles, porém, nosso objetivo é ensinar a usar o cérebro.

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, gostei muito desse blog, talves alguem possa me ajudar, preciso aprender a momtat gola degage, ou panejada, eu sei fazer o molde, cortas, mas na hora de montar na peça da roupa, me atrapalho toda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Por favor eu gosta de saber montar gola degage na peça.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Cristina,
    Envie foto do modelo.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  12. SONIA,

    MEU NOME É BIANCA.
    NUNCA ME INTERESSEI POR MODELAGENS E ETC., MAS APÓS 1 ANO DE INSISTENCIA DO MEU PAI,ESTUDEI TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA, E SIMPLESMENTE ME APAIXONEI POR MODELAGEM, É MAGICO COMO UMAS SIMPLES FOLHAS DE TECIDO SE TRANSFORMAM EM PEÇAS MAGNIFICAS...DECIDI QUE QUERIA ME ESPECIALIZAR EM MODELAGEM...
    MINHA PROFESSORA DE MODELAGEM, LILIAN KAUVAUT, COMENTOU SOBRE SEU LIVRO EM UMA DAS AULAS E NO DIA SEGUINTE JÁ ESTAVA COM OS DOIS NA MÃO...
    ELES SÃO SUPER INTERESSANTES E BEM EXPLICADOS...INFELIZMENTE AINDA NÃO MONTEI NENHUMA PEÇA, POIS MEU DIA É SUPER CORRIDO...MAS NÃO VEJO A HORA DE ESTUDAR UMA MODELAGEM DE VESTIDO...

    SONIA, OBRIGADA PELO SEU TRABALHO MARAVILHOSO...

    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  13. Bianca,
    Bom saber seus objetivos, não mude seu foco. Envei um grande beijo para sua professora Lilian.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  14. Estou encantada com tudo que vi. Parabéns a toda equipe.

    ResponderExcluir
  15. Estou interessada em trabalhar com o material indicado. Tenho uma escolsa de corte e costura, ensino o método prático de confecção sob- medida. Trabalho a 10 anos com este método. Gostaria de incluir a modelagem industrial. Como posso usar o material na minha escola. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Josi,
    Para adotar o método MIB entre em contato com:
    cleobrodrigues@gmail.com
    ou
    21-9955 1752

    Att,

    ResponderExcluir
  17. Sonia, referente ao livro lancamento em julho ele será como de malha.
    tenho muitas duvidas estou comprando o de saias.
    bjs
    vcs tm algum livro so de malha

    ResponderExcluir
  18. O novo livro que está em produção, ensina como fazer bases para malha até 2% de elastano e para malhas acima de 2% de elastano mais algumas dicas sobre malhas.
    O método MIB não tem por enquanto livro só para malha.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  19. Óla,BOA NOITE amo a arte de modelar,fiz varios cursos nesta area,mas sempre aqueles rapidos devido a minha situação financeira,trabalhei desde os meus 14 anos em confeccção hoje aos 37 anos procuro um curso que posso ter certificado como modelista,pois tenho um atelie e ministro aulas de uma editora mas,nada reconhecido como modelista,neste 3anos que comecei a ensinar um pouco do que aprendi,observei que as pessoas procura um certificado na parede na primeira visita quando venham procurar o curso e o atelie,por favor se alguem pode me ajudar a encontrar este curso, me ajude, ele pode até ser on-line.

    ResponderExcluir
  20. Ivone,
    Desculpa a demora. Veja no site MIBo lançamento do Livro TABELAS DE MEDIDAS.
    Existem muitos cursos com certificados em São Paulo.
    Quem sabe eu consiga um tempo para fazer um curso online com certificação.

    Bjs
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Ola,
    Sou formado em modelagem e trabalho a mais de dois anos em uma fábrica de médio porte no interior de MG com segmento em infantil masculino e sou responsável por toda a modelagem,estive analisando um post aqui no blog sobre pesquisa salarial,sendo assim gostaria que por favor me informassem em qual perfil de modelista me encaixo,se de Júnior ou Pleno?
    Beijos.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Olá gostaria de saber qual dos livros que ensina a fazer os moldes basicos para roupas. Eu sei costurar mas quero fazer os proprios moldes com as medidas que eu quero...obrigada

    ResponderExcluir
  24. Ola´gostaria de saber qual dos livros q nos ensinam a fazer os moldes basicos,eu sei costurar mas gostaria de fazer meus proprios moldes com minhas medidas.Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Daniel,
    Master ou Pleno? rs!rssss!
    Difícil essa opinião por depender da produção da empresa, da quantidade de modelagem q vc faz por dia, do tempo de serviços prestados nessa empresa...
    A minha avaliação no escuro é de R$2.000,00 a R$4.000,00.
    Parabéns por escolher essa profissão.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  26. Klea,

    Sugiro o livro MIB- TABELAS DE MEDIDAS por ser mais amplo em informações de como transformar as bases nas medidas pessoais e nas adaptações para todo tipo de corpo além de muitas outras dicas.
    O livro MIB- MODELAGEM INDUSTRIAL BRASILEIRA é composto de algumas modelagens feitas sobre as bases de blusa, manga, saia, calça, de tecido plano e malha.
    O livro SAIAS é de fácil entendimento para quem se inicia na área devido às facilidades que as bases oferecem.
    Difícil indicar um. Rss...

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  27. Poderia ter sempre eastas aulas de interpretação!EU AMEI!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Magdalena,
    Temos essa aula sim ou então indicamos cursos que usem o Método MIB. Eu também gosto muito.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir

modelagem.mib@gmail.com