Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ombreira em Paletó

   
Há algumas coleções, logo que os ombros ganharam destaque, as ombreiras tomaram formas inusitadas: em bicos, curvas ou ondulações, davam à silhueta uma certa ousadia.



Meus alunos ficaram enlouquecidos pelas "tais" ombreiras não disponíveis no mercado. Nessa epoca, tinha acabado de fazer algumas peças para um desfile no Fashion Rio e me deparei com a mesma dificuldade. Sem ter as ombreiras fornecidas pelo cliente, decidi, eu mesma, idealizá-las. Foi quando copiei a modelagem da peça na parte dos ombros para produzí-las. Não é que ficaram o máximo!













As aulas
Aproveitei a oportunidade e encaixei um modelo de paletó, nas aulas de moulage,  com uma ombreira simples e bem bonita. Observem o modelo feito em aula com os alunos.





A ombreira  
Vejam como ficou a ombreira.


29 comentários:

  1. Realmente é muito dificil achar aviamento para todos os fins, principalmente ombreiras.
    Parabens para o serviço!
    abraço

    aprendizdecostura

    ResponderExcluir
  2. parabens! fica lindo com essa ombreira.
    sonia sou modelista iniciante gostaria de saber quantos moldes seria considerado uma quantidade boa para fazer por dia peças casual. as vezes acho que sou muito mole.

    ResponderExcluir
  3. Cintia,
    Só as pessoas que trabalham com moda têm essa noção.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  4. sonia comprei o livro mais estou tendo difilculdade em entender alguma coisa vc poderia me ajudar? obrigado Josi.

    ResponderExcluir
  5. Sonia estou dificuldade nas golas e nas transposiçoes das pences bjs Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Sonia eu posso sempre perguntar por aqui? vc me responde? bjs aguardo resposta

    ResponderExcluir
  7. Oi Cléo, vc dá aulas de modelagem aonde? Sou modelista mas sempre quero me reciclar por isso a pergunta. Um abraço e admiro-a muito pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  8. josiléa disse...
    Sonia eu posso sempre perguntar por aqui? vc me responde? bjs aguardo resposta

    josiléa,
    Pode sim. assim que possível suas respostas serão dadas. Envie um email.
    Bjs Sonia

    ResponderExcluir
  9. Comprei o livro e tenho certeza que vai ser muito útil no meu aprendizado que ainda está no início! Inclusive, ele me inspirou a fazer um desafio: http://aurorafurouodedo.wordpress.com/2011/06/26/lancado-o-desafio/

    Espero que goste e acompanhe! :) Bjos

    ResponderExcluir
  10. Cleo tbm? vc ou a Sonia me da suporte nas minhas duvidas? eu te enviei um email mas nao tive resposta eu so quero entender a base do molde, entendendo eu me viro obrigado abraços Josi.

    ResponderExcluir
  11. Josi,
    Acho que sua resposta sairá amanhã.
    São muitos emails. Envia seu email que talvez seja mais rápido.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Josiléia,
    Pence
    1.º Marque sua bases, com tracinhos a lápis, e escreva a letra referente a pence conforme a última figura da pág. 49. Marque os dois lados da pence da base com Z o da esquerda e X o da direita.

    2.º Tenha como exemplo a pence do ombro, pág. 51. Coloque a base sobre um papel, marque o papel com um tracinho no ponto X e escreva X. Marque também a letra B no papel. Risque o contorno da base de X até B.

    3.º Segure o ápice, furinho da pence da base, com o lápis. Gire a base até que o ponto Z da base toque o ponto X no papel.

    4.º Marque no papel o outro ponto B e copie o restante da base de B até X.

    Quanto a gola, qual a sua dúvida. Diga qual a página e o item que te deixa duvidosa.

    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  13. Fátima Rocha,
    Eu dou aula particular para iniciantes na modelagem. A Sonia Duarte é que especializa profissionais da área.
    Para verificar valor e disponibilidade envie um e-mail para ela modelagem.mib@gmail.com.

    Facamos felizes com sua adimiração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Josiléa,
    Pode mandar sempre suas dúvidas através de comentários ou e-mail, que será respondido. As vezes demoram um pouco, devido a quantidade de e-mails e comentários para responder.
    Além disso no blog ao lado direito superior tem uma caixa de pesquisa, coloque a palavra de interesse, que aparece as postagens e comentários já respondidos.


    Bjs,

    ResponderExcluir
  15. aurorafurouodedo,
    Vou acompanhar seu desafio.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  16. sonia obrigado por me atender, olha primeira coisa que fiz quando peguei o livro foi traçar a base frente e costa com as medidas que estao la na pag 28 e 29 tam 46, a minha duvida que na parte da costa na pag 45 no desenho da costa tem 2,5 de trespasse até aí tudo bem pq eu sei que nas costas nao tem trespasse eu posso tirar ok? o resto ta certo, agora outra duvida é que na parte da frente na largura da pense que se fala pra ligar o ponto LN e BM o espaço entre eles sao mto grande, pq a pense da costa é 3cm total e na parte da frente da mais ou menos uns 12cm no espaço entende? aí eu to com duvida tipo eu vou fazer a pense normal na cintura se eu deixar tudo isso vai dar uma pense enorme tipo 6cm de cada lado nao é mto? sera que eu entendi é isso mesmo? a pense da frente nao teria que do mesmo tamanho da pense das costas? nao é comprimento e sim na largura, quendo se une um ponto tipo LN e BM ok?e outra duvida no ombro da base das costa nao maior uns 2 ou 3cm do que o da frente? pra quando a a blusa ou casaco estiver pronto nao cair pra traz? tipo vc coloca o casaco ele escanhota pra traz? aguardo resposta depois te falo sobre a gola kkk vamos por etapa, depois que eu entender aí vou fazer um terno forrado aí te falo o resultado, com certeza vou te pedir ajuda mais uma vez, na manga ou gola, aí depois que eu entender ninguem me segura com esse livro kkk mto bom adorei parabens!! bjs Josi.

    ResponderExcluir
  17. Josiléia,
    Dúvida da leitora:
    sonia obrigado por me atender, olha primeira coisa que fiz quando peguei o livro foi traçar a base frente e costa com as medidas que estao la na pag 28 e 29 tam 46, a minha duvida que na parte da costa na pag 45 no desenho da costa tem 2,5 de trespasse até aí tudo bem pq eu sei que nas costas nao tem trespasse eu posso tirar ok?

    Resposta
    VC ESTÁ CONSTRUINDO BASE E BASE NÃO TEM TRANSPASSE NEM COSTURAS. SUAS BASES TÊM QUE FICAR CONFORME AS FIGURAS DA PÁG. 40. A PÁG. QUE VC ESTÁ VENDO COM TRANSPASSE NAS COSTAS E COSTURAS NOS OMBROS E NAS LATERAIS É O TECIDO.

    Dúvida da leitora:
    O resto ta certo, agora outra duvida é que na parte da frente na largura da pense que se fala pra ligar o ponto LN e BM o espaço entre eles sao mto grande, pq a pense da costa é 3cm total e na parte da frente da mais ou menos uns 12cm no espaço entende?

    Resposta:
    É ASSIM MESMO. ESSE TAMANHO DE PENCE É PARA DAR O VOLUME DO BUSTO TODO EM SUTIÃ, CORSELETES... PASSE OU COLE SUAS BASES EM PAPEL CARTÃO PARA APRENDER TRANSFARÊNCIA DE PENCE E FAZER AS MODELAGENS.

    Dúvida da leitora:
    Aí eu to com duvida tipo eu vou fazer a pense normal na cintura se eu deixar tudo isso vai dar uma pense enorme tipo 6cm de cada lado nao é mto? sera que eu entendi é isso mesmo? a pense da frente nao teria que do mesmo tamanho da pense das costas? nao é comprimento e sim na largura, quendo se une um ponto tipo LN e BM ok?

    Resposta:
    VEJA A MODELAGEM DA PÁG.73/74/75 E 76. A PENCE DA FRENTE FICOU COM 2CM TOTAL. ESSE TIPO DE MODELAGEM PODE SER TRANSFORMADA EM BLASER, COLETE (VIDE MODELO DE COLETE NA PÁG.79/80 E 81)

    VEJA TAMBÉM UM MODELO DE CAMISETA SEM PENCE, VIDE PÁG. 68

    VEJA TAMBÉM UM MODELO DE TOP OU CORSELETE, SE ALONGAR ATÉ A LINHA DA CINTURA, USANDO A PENCE INTEIRA (LARGONA) VIDE PÁG. 205 E OUTRO MODELO NA 207

    Dúvida da leitora:
    E outra duvida no ombro da base das costa nao maior uns 2 ou 3cm do que o da frente? pra quando a a blusa ou casaco estiver pronto nao cair pra traz?

    Resposta
    ESSA EU NÃO ENTENDI.
    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  18. Sonia mto obrigado por tirar minhas duvidas, olha quanto ao ombro eu falo do ombro das costas quando vc faz a base o ombro das costas nao é maior uns 2 ou 3cm do que o ombro da base da frente? pq se colocar rente um ao outro depois da blusa casaco etc... tiver pronto vc veste a gola nao vai pra traz? a roupa fica meio impinado pra traz? eu nao sei o que vc chama no ombro seria caimento? eu vou ler o livro dinovo vou desenhar as bases dinovo, e vou ler os blogs pq tem mta coisa que vc ja deve ter esclarecido e eu ainda nao li, outra coisa quando eu eu disse que tracei a base nas medidas da tabela do livro pag 28 e 29 eu usei o tamanho 46 aí eu achei que pra minha medida pessoal ficou grande na largura das costas ou seja de cava pra cava, minha costas de cava pra cava mede-se 36 entao eu teria que colocar a fita na transversal e medir quanto??? na tabela do livro o tamanho 46, na transversal mede-se 46,3 entao na cava pra cava vai dar 39 que isto eu me considero a medida das costas e é mto pra mim eu posso colocar as minhas medidas e nao as da tabela do livro??? eu pensei que na tabela daria certo os tamanhos certinho se é medida industrial ne? mas valeu aguardo resposta, e depois de tirar minhas duvidas eu vou cortar um blaiser e fazer aí te falo se bateu kk bjs Deus abençoe vc mto, desculpe por perguntar tanto, mas quero ter certeza do que estou fazendo, ate pq se eu colocar o tecido numa base errada vai dar tudo errado ne? bjs fica com Deus, logo te pergunto mais.

    ResponderExcluir
  19. Josiléia,
    Para vc entender o método MIB,você deve deixar de lado (por hora, todos os outros métodos que vc usa).
    O MIB é um método preciso e liberta os modelistas desses defeitos citados em seus e-mails.
    Nós trabalhamos com a "tal" pence enorme na cintura, para que ela seja transferida para outros lugares, quando necessário.
    vide no livro MIB:
    Pág. 68 - roupas sem manga e sem pence
    Pág. 73 a 81 roupas sem manga e com pence
    Pág. 96 a 99 - roupas com mangas e com pence
    Pág. 152 a 154 - roupas com manga e sem pence.

    Bjs,
    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  20. Eli,
    Tanto as modelagens quanto as peças costuradas, dependem das características do modelo.
    Tenha como exemplo camisetas em malha com variação de decotes e acabamentos simples. Dá para fazer em média umas 10 modelagens e umas 30 peças. No caso de um paletó bem simples. Dá para fazer umas 4 modelagens e umas 02 peças.
    Espero ter respondido.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  21. cleo queria muito aprender a fazer esta manga , e nao entendia como podia ficar tao empezinha no ombro agora vejo que e a ombreira ,mas onde posso comprar esta ombreira pois na minha cidade e muito dificil achar aviamentos , obs :tem como fazer em casa? se puder me responder agradeco .bjus DEUS te abencoe

    ResponderExcluir
  22. Iena,
    Leia com atenção: no texto eu digo que na falta de modelos no mercado eu mesma fiz. Usei um neoprene.bjs

    ResponderExcluir
  23. Sonia BOm dia
    estava fazendo um curso de corte e costura aonde fui apresentada ao seu livro MIB, me encantei de cara. A partir de então começei a estudar sozinha a modelagem, visto que isso não era oferecido aonde eu estudava. Lendo e relendo, fazendo várias tentativas, consegui reproduzir a construçao das bases e resolvi passar para o estudo das pences. Fiz os exercícios do 1 ao 10 conforme pedido no livro. Estando já na transferencia das pences, ex 1: A minha dúvida esta na leitura deste molde no tecido. Eu devo costurar as pences ou elas ficarao como folga de tecido? A mesma dúvia no ex2 por exemplo.
    obrigada
    Keyla

    ResponderExcluir
  24. Keila,
    A pence inteira, da base, na cintura, é para montagem e prova da base em tecido, caso haja, alguma adaptação a ser feita no corpo.
    Nem sempre, se usa a pence inteira, só em roupas justas, como corseleletes, tops, sutiãs, bojos...
    Veja um exemplo de uso da base com a peça sem pence no livro MIB, pag. 68.
    Veja exemplos usando a pence inteira nas pág. 69 e 70. Outro na pág. 71 e 72.
    Veja exemplo do uso da parte da pence, pág. 75,76,80 e 81.

    Conclusão:
    A base tem essa pence larga para que seja manipulada na construção de qualquer modelo com ou sem pence. Leia as introduções do capítulos.

    Quanto a malha Vide páginas: 200,201,202,208,209,210,211,212,213,214,220,221,223 e 224.

    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  25. ola, sonia me chamo Rosangela.Eu jaa sou modelista e utilizo muito seus livros, principalmente o de saias.
    bom, gostaria que me orienta-se a respeito de como devo proceder para abrir um atelie escola, ja dou aulas mais gostaria de ter uma escola. como devo planejar aulas para alunas que nao procuram curso como profissao e sim distraçao, se puder falar comigo através de msn, rosanggla_c@hotmail.com obrigada e se alguem puder me ajudar agradeço...

    ResponderExcluir
  26. ola sonia tudo bem? olha eu queria tirar duvidas na manga a base nao tem uma medida correta pra cabeça da manga tem mta letra repetida e confunde a memoria kk agaurdo resposta bjs Josilea

    ResponderExcluir
  27. josilea,

    Repare que as letras repetidas tem um tracinho que se chama linha, ex. no item 8 as primeiras letras sao: X linha, Y linha e Z linha que se referem as mesmas medidas de: EX, do numero 4, DY, do numero 5 e AZ, do numero 6.

    Vc esta se esforcando, mas, vc precisa ler tranquilamente e compreender cada item com muita atencao. Quando vc tiver associando as informacoes dos livros, torna-se automatico.

    Eu acho que o livro SAIAS da uma visao melhor para iniciantes.

    ResponderExcluir
  28. sonia o livro da saia é mais bem explicado? vem mais detalhado? pq se for eu vou comprar um, aí um ajuda no outro ne? eu estou tendo dificuldade mesmo, vc me desculpa por fazer perguntas, mas é das suas informaçoes que consigo fazer alguma coisa, e a manga drapeada, eu entendi como abre o molde tudo certinho, mas quando corto a manga ja com aquele recurso, e vou montar eu faço pregas ou eu posso franzir ela?? aguardo resposta bjs obrigado. josi.

    ResponderExcluir
  29. Josiléia,
    Não se preocupe com as perguntas. Sempre que posso, respondo. Estarei fora do Brasil de 03 a 28 de Outubro.
    O livro SAIAS é ótimo e bem fácil. Antes de começar as modelagens, leia as páginas que antecedem as modelagens para ficar mais experiente: leia e analise as figuras.
    Quanto à manga, pode ser franzido ou pregueado.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir

cleobrodrigues@gmail.com;modelagem.mib@gmail.com