Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Revista O Confeccionista

Edição 18 - Maio e Junho - 2012



5 comentários:

  1. Olá, Sônia e Cléo!

    Semana passada modelei um vestido seguindo as instruções do MIB e do Saias.

    A saia ficou como eu havia sonhado: bem rodada e feminina. (Fiz uma adaptação das saias panos, pp. 109 e 110, com 8 recortes.) A blusa, porém, não ficou boa. Transferi metade da pence para a cava e fechei no molde, para não haver costura no tecido. A pence vertical se transformou em costura. Fiz manga básica. O problema é que ficou repuxando embaixo da cava, mal dá para levantar os braços e sobrou muito pano na lateral e nas costas.

    Onde posso ter errado? (Se quiserem, posso mandar fotos.)

    Muitíssimo obrigada!

    Marília

    ResponderExcluir

  2. Marília,
    Faltaram alguns detalhes para que a peça ficasse perfeita.
    Toda roupa com manga deve ter 1/4 da pence transferida para a cava da frente. Sobre essa pence aberta na cava, trace a nova cava alongando um pouco o ombro e também a curva das costas e a da frente (na frente sempre a metade da folga da curva da cava das costas).Se necessário, desça um pouco a altura das cavas (essa descida de cava vai de acordo com a folga da roupa), se a peça for justa, não desça a cava. Se for um pouco folgada desça um pouco a cava. Se for bem larga, desça mais.Depois desses detalhes ainda tem o conforto que existe em toda roupa com manga. Vide a dica no blog: http://www.modelagemmib.com/2008/06/defeitos-em-jaquetas.html

    Como o livro MIB, editado há 14 anos, não podia sofrer grandes mudanças, todas as atualizações foram feitas no novo livro TABELAS DE MEDIDAS. Esse terceiro livro servirá de apoio para todos os livros de modelagem e também auxiliará em alguns acabamentos.
    Bjs

    Sonia Duarte
    Blog Modelagem MIB
    BLog Olhar da Modelagem
    O Confeccionista / Imprensa
    Mais sobre Sonia Duarte

    ResponderExcluir
  3. Muitíssimo obrigada, Sônia!

    Eu já havia lido o post da jaqueta, mas, por se tratar de uma peça de sobreposição, achei que não se encaixasse na minha dúvida/problema.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Só mais uma dúvida, Sônia: o ápice da pence transferida para a cava é o mesmo ápice da pence original da base, certo? Como na página 53 do MIB?

    ResponderExcluir
  5. Marília,
    É sim, o mesmo ápice.
    Bjs

    Sonia Duarte

    ResponderExcluir

modelagem.mib@gmail.com