Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

ZIPER- Uma análise que qualifica as peças do vestuário

Dicas de Modelagem Com Sonia Dua

    Qual o tamanho padrão da abertura​ de forma funcional para a colocação do zíper?​Qual é a margem de costura ​correta para cada tipo de zíper​​?​ É​ necessário algum  ​aparelho ou ​pé calcador acoplado à máquina para aperfeiçoar a colocação do zíper? Como escolher o zíper certo? Essas e muitas outras dúvidas atormentam os iniciantes ​d​a área e a​ tod​os que não conhecem a enorme gama de zíperes disponíveis no mercado.


    A criação de um modelo deve ser definida assim que o estilista passar para o desenhista as informações e os procedimentos de um modelo de roupa. Essa etapa é o desenho técnico. Isso deve ser feito de forma clara, quanto às medidas, e em relação a todos os tipos de acabamentos, aviamentos e beneficiamentos compatíveis com o tecido e o modelo.

     A próxima etapa é a do modelista, o verdadeiro engenheiro do corpo. O profissional mais importante na estrutura de uma peça do vestuário. Qualquer que seja a modelagem, ela deve ser ergonomicamente correta a fim de se tornar confortável e adequada aos movimentos do corpo. A modelagem- o conjunto de moldes, é encaminhada para o cortador, profissional apto e preparado para entender de tecidos, entrelaçamentos e leitura de moldes. O penúltimo profissional é o pilotista, um bom entendedor de máquinas de costura e acabamentos, finalizando a peça com a passadoria.

    O acabamento é uma forma de finalizar determinadas partes de uma roupa ou a forma de como será aplicado algum aviamento. O detalhe é a aplicação de algum tecido, aviamento, bordado, viés, apliques... que podem funcionar também como acabamento.

    Tendo como referência a calça ao abaixo a abertura necessária para a colocação do zíper pode ser baseada em 20 cm abaixo da cintura do corpo. Nos modelos com cinturas deslocadas para baixo ou para cima, a medida do fecho deve ser diminuída ou aumentada na mesma proporção. Essa precisão irá facilitar o vestir e o despir da roupa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

modelagem.mib@gmail.com